Não nos abandonemos!

Crónicas 13 julho 2021  •  Tempo de Leitura: 3

Há um provérbio popular que diz o seguinte: «O tempo a tudo dá remédio.» Eu, porém, conheço gente que sofre sem cura à vista. Penso tantas vezes no livro de Job…

 

Conheço pessoas traídas pela vida, carregadas de dor e desilusão, com pesos quase impossíveis de carregar. Que têm dificuldade em rezar apesar da sua fé. Continuam a lutar e a questionar Deus porque permite que tudo lhes aconteça... O que fizeram para merecer tal sofrimento…

 

A eterna pergunta acerca do sofrimento: Por quê a dor inocente?

 

Por que é que a pessoa justa não está livre das provações dolorosas? Por que é que Job passou pela severa prova que todos conhecemos? E por que é que Jesus, o único inocente, o único justo, que viveu apenas para amar, carregou a cruz? Por que é que sofreu tanto na sua paixão? Por quê?

 

Antes de mais temos que perceber, à luz do Evangelho, que os nossos sofrimentos não são castigo de Deus. As nossas provações e as nossas desilusões não são decretadas por Deus. É a dimensão do humano. É a nossa humanidade, a nossa fragilidade.

 

Acredito que sofrer hoje, aparentemente, seja mais difícil que no passado. Num mundo em que se venera a perfeição, o sofrimento é cada vez mais escondido, alojado em sítios e lugares preparados para esse efeito.

 

Ser-se humano é ser mortal. Consequentemente, sofreremos sempre. Esta vida mortal é marcada pelas limitações, pelo mal e como tal, o sofrimento é-nos inerente. Pertence-nos.

 

Mas não é fácil sofrer. Não é fácil encontrar uma resposta para o sofrimento…

 

Job gritou antes de nós do abismo de sua dor. Jesus, o único que verdadeiramente se poderia definir como justo, também gritou na cruz, esmagado pelo peso da iniquidade de toda a humanidade e abandonado pelo seu Pai, em quem sempre depositou a sua confiança: «Eloí, Eloí, lamá sabactani». Também nós clamamos, sempre que a prova e a dor, como uma injustiça que não acreditamos merecer, entra na nossa vida, na vida das nossas famílias e nas nossas comunidades.

 

Não tenhamos medo, deixemos que o nosso gemido suba até ao céu como uma oração.

 

A dor inocente de Jesus é redentora e a nossa, vivida em comunhão com ele, torna-se por sua vez, salvação para todos nós. Na nossa fé, na comunhão com o Filho de Deus, testemunhamos que não são as provações e as desilusões da vida que têm a última palavra, mas a Páscoa do Jesus e a nossa na sua.

 

Mas até lá e como somos frágeis precisamos de nos apoiar mutuamente. 

 

Não nos abandonemos!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail