O tempo nunca estará a nosso favor

Crónicas 8 janeiro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

O tempo nunca estará a nosso favor. Avança sem a nossa autorização. Às vezes nem nos damos conta de como ele passa por nós. De como ele se manifesta silenciosamente na nossa existência.

 

O tempo nunca estará a nosso favor. E talvez seja por isto mesmo que, tantas e tantas vezes, não nos queremos deixar permanecer na consciência disto mesmo como quem se deixa ficar somente num mero exercício de contemplação.

 

O tempo nunca estará a nosso favor. No entanto, isto não nos deve deprimir. Deve deixar-nos com a certeza de que o tempo não sendo parado é por nós prolongado. Somos nós que o prolongamos quando nos alongamos no outro. Somos nós que o prolongamos quando nos deixamos ficar por entre tantas vidas. Somos nós que o prolongamos quando optamos livremente pelo caminho do amor.

 

O tempo nunca estará a nosso favor. E não podendo retirar-nos desta linha podemos, pelo menos, desenhá-la ao nosso jeito. A nossa diferença também acontece na forma como preenchemos o tempo. Na forma como distribuímos a presença da nossa existência no quotidiano. Na forma como usamos este nosso tempo para darmos tempo aos outros, à vida.

 

Nenhum de nós sabe o tempo que tem. Ou do tempo que necessita, mas podemos saber como viver esse tempo sem medo. Como podemos viver esse tempo sentindo-o como verdadeira dádiva. Como podemos viver esse tempo de forma a que jamais seja esquecido por entre o passar dos anos.

 

O tempo nunca estará a nosso favor, mas nós podemos marcá-lo, em tudo e em todos, com a radicalidade do nosso amor!

Nasceu em 1994. É estudante do Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É acólito e catequista. Adora pensar e pôr os outros a pensar. “Porque nem tudo faz sentido...” é o nome do seu blog e da sua primeira obra literária lançada em 2014. Desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus. “Minh'alma anseia por mais de Ti. Meu coração só deseja a Ti. Lembro do dia em que Te conheci. A minha vida mudou. A minha vida mudou.”.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail