Santos da porta ao lado. Eu conheço. E tu?

Crónicas 10 novembro 2020  •  Tempo de Leitura: 3

Fez ontem um ano que tive o privilégio de "trocar meia dúzia de palavras" com o Papa Francisco, na Cidade do Vaticano. Ainda hoje recordo essas palavras, que passam da meia mas não chegam a uma dúzia.

 

Retenho o seu rosto, o seu sorriso, o seu agradecimento e a sua humildade. Sim. Acima de tudo a sua humildade. O Papa é aquele mesmo homem que vejo nas imagens das televisões, das redes sociais e da internet. É aquele homem que leio nos documentos da Igreja, nas homilias de Santa Marta, nas audiências e no Angelus de cada domingo: humilde, sereno e bem disposto.

 

Sempre que me lembro deste encontro, releio a Exortação Apostólica «Gaudete et Exsultate», de 2018.  Uma carta que fala, sobretudo, da nossa vocação à santidade. Ser santo é aceitar e realizar o melhor que soubermos o «caminho único e específico que o Senhor predispôs para nós». Pois é assim que vejo Francisco. Foi esta a imagem que retive ao olhar aquele homem um pouco mais baixo de estatura, do que eu.

 

E o seu olhar confirmou tudo o que sempre pensei dele. Olhou para mim, não como uma obrigação ou cordialidade pelo encontro, mas com o objetivo de estar comigo naquele momento. O Papa Chico, como carinhosamente o penso, preocupa-se com todos aqueles que encontra, pensa, reflete e reza. Ao mesmo tempo, aquele olhar exige um compromisso da minha, da nossa parte.

 

Aqui está o que é, nos nossos dias,cada vez mais difícil: comprometermo-nos com a nossa vocação à santidade que nos exige uma atenção cuidadosa ao outro. É impossível amar Deus, excluindo o outro que é todo o ser humano, especialmente, o mais necessitado, o mais pequeno, o mais miserável.

 

Ao ler a Exortação, percebemos que o Papa diz-nos que ser santo, não é apenas ter uma vida extraordinária, com feitos grandiosos. Responder à Graça que nos santifica, é apenas fazer o melhor que soubermos o caminho da nossa vocação. Uma mãe que educa os seus filhos depois de um dia de trabalho; um pai que conta histórias ao fim de um dia semelhante, é percorrer o caminho da santidade.

 

Nestes dias diferentes, trespassados por medo, insegurança quanto à saúde e ao futuro, sair de casa e socorrer um idoso ou um doente nas suas necessidades primárias, como sejam a alimentação ou a higiene, é percorrer o caminho da santidade.

 

Estes feitos não são obra de uma qualquer Organização Não Governamental (ONG) católica ou cristã, mas frutos da oração com o Senhor. É Ele que nos chama a amá-Lo no irmão que precisa de nós.

 

E graças a Deus, já vivi e convivi com muitos santos, não só na porta ao lado, mas mesmo dentro da minha porta.

 

Deus seja louvado!

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail