O Espírito de Deus manifesta-se onde quer

Crónicas 19 junho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

«O Espírito de Deus manifesta-se onde quer...»

in Formação Espiritual, Henri Nouwen

 

O Espírito de Deus manifesta-se onde quer. Muito para além daquilo que achamos. Muito superior às nossas regras e moralismos. Anda por aí. A fazer da sua presença a sua maior obra. Anda empenhado em estar junto de todos.

 

Isto é capaz de abalar todas as nossas certezas e inclusive as nossas próprias manias. Reconhecer que Ele faz segundo a Sua própria vontade e não a nossa. Reconhecer que Ele se manifesta em quem quiser e onde quiser leva-nos a abdicar de preconceitos. Leva-nos a olhar para o outro como verdadeiro templo da Sua presença. Leva-nos a acreditar que todos são merecedores da Sua visita.

 

O Espírito de Deus manifesta-se onde quer. Não olha a princípios, a meios ou até a fins. Olha sempre para tudo e para cada um como um novo início. Como um recomeço que merece ser inundado com a Sua presença e o Seu amor autêntico. Esta é a confirmação do Pai com entranhas de Mãe que não desiste enquanto não coloca no Seu ventre a história de toda a nossa existência.

 

Continua então por aí, superior a qualquer entendimento nosso. Manifestando-se em rostos e caminhos concretos, mas permanecendo no silêncio para que a nossa busca nunca termine e para que o Seu encontro nunca se esgote. No silêncio e por entre o silêncio vai deixando que o Seu Espírito nos cante um novo cântico. Vai permitindo que O escutemos de todo o nosso coração, pois reconhece que aí se encontra toda a autenticidade.

 

O Espírito de Deus manifesta-se onde quer e se, porventura, acharmos que não pode falar ou fazer presença em determinadas pessoas, então não estaremos a perceber nada da Sua palavra...

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail