Um caminho que não é teu

Crónicas 16 junho 2017  •  Tempo de Leitura: 2

Se estiveres a ir depressa demais, para. Senta-te à beira do caminho, daquele mesmo que até há instantes caminhaste, e sossega. Olha o pó que trazes nos sapatos, as bolhas que trazes nos pés e vê os passos que deste. Todas as vezes em que andaste mais depressa do que podias e todas as vezes em que te arrastaste apenas porque sim. Olha a marca que deixaste no chão por teres caído e olha o par de pegadas que desapareceu quando achavas não aguentar mais.

 

Para. Mas não desistas. Senta-te apenas por breves momentos para que esses não te custem a eternidade. Só podes continuar se fores verdadeiro contigo mesmo. Se for para ir sozinho, que seja.

 

Olha para o caminho que se segue. É longo e nada fácil. Ao fundo tens uma encruzilhada. Dois caminhos possíveis que se apresentam diante de ti. Ambos são possíveis, mas só um poderás percorrer.

 

Independentemente da dificuldade de cada um, opta.

 

Não optes nem pelo mais fácil nem pelo mais difícil. Opta por aquele que te fará feliz. Pensa nos outros, mas pensa também em ti.

 

Quando decidires, não tornes a pensar. Não dês espaço aos "ses" nem te lembres dos "mas". Avança! Avança sem desfalecer!

 

"Nenhum caminho será longo", nenhum caminho será breve, nenhum caminho será perfeito, mas todo o caminho será o teu. O caminho dos teus passos, dos teus avanços, das tuas quedas, das tuas dúvidas, das tuas feridas, das tuas certezas e das tuas mágoas. O caminho das tuas escolhas. O caminho da tua vida. O caminho que te diz respeito, mas que não te pertence. O caminho que percorres com os teus pés, mas não com a tua força.

 

E quando tornares a ir depressa demais, quando os teus passos se mostrarem sem sentido, quando sentires que tens de parar. Não pares.

 

Abre os braços. Acolhe a Vida.

 

Há sempre passos que te acompanham, pegadas que te seguem: um caminhar que se orienta ao ritmo de dois corações.

tags: Rita santos

Rita Santos

Cronista EMRC

Nasceu em 1996. É Antiga Aluna de EMRC da Escola Secundária de Peniche. Estudante universitária da Licenciatura de Ciências Religiosas. Escuteira e voluntária do Clube Missão Servir. Frase: "Deixa por onde fores caminhando brilhante sinal da tua bondade".

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail