Papa anuncia Ano «Família Amoris laetitia»

Vaticano 28 dezembro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

O Papa Francisco decidiu dedicar um ano especial à família, que começará a 19 de Março, logo depois da primeira visita de um Papa ao Iraque. Este “ano especial dedicado à Família Amoris laetitia”​ terminará com o Encontro Mundial das Famílias, em Junho de 2022, em Roma.

 

A mensagem foi divulgada antes do Angelus deste domingo, que voltou a ser rezado na Biblioteca do Palácio Apostólico, pois o Sumo Pontífice quer evitar que as pessoas se juntem na Praça de São Pedro, colaborando com as autoridades sanitárias para controlar a pandemia de covid-19.

 

Francisco explicou que o próximo ano será dedicado à família e acontece por ocasião do quinto aniversário da exortação apostólica Amoris laetitia, publicada após o sínodo dedicado ao tema.

 

“Este ano especial será uma oportunidade para aprofundar os conteúdos do documento Amoris laetitia, através das propostas e instrumentos pastorais, que estarão à disposição das comunidades eclesiásticas e das famílias, para acompanhá-las no seu caminho”, acrescentou o Papa.

 

Será “um ano de reflexão” e uma oportunidade para “aprofundar os conteúdos do documento”, referiu o chefe da Igreja Católica. 

 

Francisco convidou todos os católicos “a unirem-se às iniciativas que serão promovidas durante o ano e que serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida”.

 

“Que a Virgem Maria, a quem agora nos dirigimos com a oração do Angelus, faça com que as famílias de todo o mundo se sintam cada vez mais fascinadas pelo ideal evangélico da Sagrada Família, para que se tornem fermento da nova humanidade e de uma solidariedade concreta e universal”, concluiu.

 

“Em família poderá experimentar-se uma comunhão sincera quando ela é casa de oração, quando os afectos são profundos e puros, quando o perdão prevalece sobre a discórdia, quando a dureza quotidiana do viver é amenizada pela ternura recíproca e pela serena adesão à vontade de Deus”, acrescentou o Papa, citado pela Vatican News.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail