Escrever para os jovens «é uma grande responsabilidade»

Notícias 11 junho 2019  •  Tempo de Leitura: 3

“Este livro oferece essencialmente tempo e espaço para que as pessoas possam pensar sobre coisas que normalmente não têm muito tempo para pensar no dia a dia, refletirem sobre o que pode não estar a correr muito bem nas suas vidas, e talvez aqui encontrem um ponto de partida para melhorar a partir do que leem. No fundo, é um convite”, começa por explicar à Renascença Marta Arrais. Com apenas 33 anos acaba de lançar um novo livro de crónicas, desta vez em conjunto com Emanuel António Dias, de 25.

 

Os dois jovens escrevem no site iMissio, um projeto de evangelização na internet, que começou em 2012. “Começou por ser uma coisa de amigos, que queriam partilhar algumas coisas, ideias sobre o voluntariado. Acabou por crescer de uma maneira que nós deixámos de controlar, mas de uma forma muito boa”, conta Marta, que não esconde o orgulho de ali ser cronista.

 

“Tem sido muito importante. Costumo dizer que o iMissio foi um ponto de partida para tudo o que está a acontecer agora. Sem ele não existiriam estes livros”, afirma, numa referência ao primeiro que lançou, ‘Descalça as tuas feridas’, em que também reuniu várias das suas crónicas. No mais recente, ‘Com o coração nas mãos’, que vai ser apresentado dia 15, na Feira do Livro de Lisboa, estão 52 reflexões, “uma para cada semana do ano”, explica.

Através do iMissio, o que escrevem chega sobretudo aos jovens, mas não só. “É engraçado, temos feedback das várias idades. Há pessoas mais velhas que se identificam muito e que encontram nos textos uma forma de pensar nas suas vidas, e nos dizem frases como 'era mesmo isso que eu estava a precisar de ler hoje'. É muito interessante”, conta Marta, que valoriza também a forma como os mais novos reagem ao que lêem. “Fazem coisas que nos surpreendem em absoluto, como agarrarem nas várias crónicas, imprimirem, e fazerem o seu próprio livro pessoal. Também há grupos de jovens que meditam naquelas crónicas e naqueles textos. Usam isto para crescer na fé, e para caminhar como grupo. São duas abordagens muito interessantes”, diz.

 

Mas, é importante que estas reflexões estejam agora também em livro? Marta não tem dúvidas que sim. Para além de ser uma forma de “chegar a mais gente”, as crónicas quando estão todas juntas acabam por “ter mais impacto”.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail