Recomendamos: «O Rosto da Misericórdia»
Boa e Santa Páscoa!
Estamos no início da Oitava da Páscoa. Oito dias para viver intensamente este Mistério da Ressurreição do Filho de Deus. Ressurreição que só é possível graças à morte de Jesus, o Cristo, o Messias que veio para nos salvar. Um ato de Misericórdia de Deus para com o Ser Humano. A propósito deste Tempo Pascal, recomendamos «O Rosto da Misericórdia», publicado pela Paulus Editora.
O autor desta obra, Raniero Cantalamessa, é um frade da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos. Originário da região central de Itália, viveu durante 33 anos em Milão, onde foi professor na Universidade Católica. Porém, desde 1980, ano em que rumou a Roma, passou a ser o Pregador da Casa Pontifícia. É aquele que orienta as reflexões do Papa e da Cúria Romana, todas as sextas-feiras durante o Advento e a Quaresma. Depois de 25 anos com São João Paulo II, 8 com Bento XVI, agora prossegue a sua pregação com o Papa Francisco.
É uma obra densa, que vai para além da exegese bíblica. Cantalamessa, também reflete sobre a misericórdia na sua dimensão mais pragmática. A misericórdia deve ser vivida no nosso quotidiano. E o capitulo sétimo, onde aborda a questão dos cristãos divorciados e recasados, é disso um grande exemplo.
A obra foi escrita no âmbito do Ano Jubilar da Misericórdia, e a sua estrutura essencial, está dividida em duas partes. Na primeira, capítulos 1 a 14, reflete sobre a misericórdia de Deus, como sendo uma atributo divino "operacional". Como "o sentimento de Deus para as Suas criaturas", que se faz dom na Criação e, depois do pecado, no Perdão. Na segunda, capítulos 15 a 18, aborda o dever das criaturas em serem misericordiosas umas com as outras. Realça o dever da Igreja e dos seus ministros, em serem misericordiosos com os pecadores, como foi Jesus.
Para quem gosta de refletir a partir da Palavra de Deus, Cantalamessa é um autor ideal. Ele foca-se nas manifestações da misericórdia de Deus na história da salvação, fundamentalmente, na vida e obra de Jesus: temos os episódios da conversão de Zaqueu; a mulher adúltera; a pecadora que lava os pés a Jesus com as suas lágrimas; a conversão de Mateus; a Samaritana; as parábolas da misericórdia...
É ainda na primeira parte que explica como a misericórdia de Deus nos alcança hoje: o Sacramento da Penitência e a Liturgia da Missa. Sem um verdadeiro e sincero arrependimento não se alcança o perdão de Deus, e este vem do encontro com Jesus. E o confessor deve comportar-se como o Mestre que não «começou a perguntar perentoriamente à adúltera, a Zaqueu e a todos os pecadores que encontra o «número e espécie" de pecados: "Quantas vezes? Com quem? Onde?" Ele preocupa-se, especialmente, que a pessoa experimente a misericórdia, a ternura e, inclusive, a alegria de Deus ao acolher o pecador. Ele sabe que, depois dessa experiência, o pecador irá sentir a necessidade de uma confissão completa dos seus pecados.»
Uma obra adequada para este tempo pascal. Raniero Cantalamessa, coloca diante dos nossos olhos, a misericórdia do nosso Deus, que desde a Criação até aos nossos dias, se tem manifestado em Jesus e na Igreja, por ação do Espírito Santo.
Continuação de uma Santa Páscoa.
Ficha Técnica
Título: O rosto da Misericórdia
Autor: Raniero Cantalamessa
Coleção: Teológica
Secção: Pastoral
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 247
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723019063