O que significa rezar pelas intenções do Papa?
Os desafios para a humanidade e a missão da Igreja
Oferecer o dia pelas intenções do Papa é fazer com que tudo o que nos acontece ao longo do dia possa, na forma misteriosa que apenas Deus conhece, tocar as pessoas a quem se dirige a nossa oração. É fazer da própria vida uma oração de intercessão.
O Santo Padre confia ao Apostolado da Oração duas intenções de oração para cada mês, que expressam as suas grandes preocupações pela humanidade e pela Igreja:
Uma chamada Universal e outra Pela Evangelização (ou “de Evangelização”). As intenções Universais recolhem temáticas que apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade, não só aos católicos. As intenções Pela Evangelização tocam desafios da vida própria da Igreja, e expressam o desejo de fazer dela um melhor instrumento para a evangelização.
Além de se comprometer a orar por estas intenções, o AO é responsável por as divulgar no mundo inteiro e fazer com que mais pessoas acompanhem o Papa na sua oração. Orar com ele é o primeiro símbolo ou expressão do compromisso do AO em favor da missão da Igreja universal.
São desafios para a nossa vida pessoal, pois somos chamados a viver em coerência com aquilo por que estamos a rezar. São também convites para nos aproximarmos a outras pessoas ou instituições que trabalham no âmbito da intenção pela qual se está a rezar, sejam ou não da Igreja, para procurar iniciativas de colaboração conjunta em favor de algo que é preocupação comum.
[©ClicktoPray | Imagem: Counselling]