A jogar contra mim...

Já é hoje!? O tempo passa! A verdade, é que ando com vontade de me desafiar, apesar dos dias preenchidos, invande-me uma preguiça, ”um deixa andar”… Preciso de me mexer, de jogar contra mim... jogar para ganhar, antes que não tenha tempo ou não tenha idade. Apetece-me jogar contra mim e desafiar-me… Tenho tudo para ganhar, conheço o adversário como ninguém… Parece que está na hora de jogar!

 

Também Jesus se desafiou nestes quarenta dias, voluntariamente antes de inicar a sua missão messiânica, como descreve S. Marcos, uma prova da qual o Senhor sai vitorioso e que o prepara para anunciar o Evangelho do Reino de Deus. Ele, naqueles 40 dias de solidão, enfrentou Satanás "corpo a corpo", desmascarando as suas tentações, venceu-o.

 

Mas que Satanás anda em mim?

 

Por isso é que S. Paulo aconselha a Timóteo, dizendo: "Tem cuidado de ti mesmo" (1ª Timóteo 4,16).
 
“A Igreja faz-nos recordar este mistério na Quaresma, porque esse nos dá a perspectiva e o sentido deste tempo, que é tempo de combate espiritual contra o espírito do mal. E enquanto atravessamos o "deserto" quaresmal, mantemos o nosso olhar para a Páscoa, que é a vitória definitiva de Jesus contra o Maligno, contra o pecado e contra a morte. Eis pois o significado da Quaresma: colocar-nos com determinação no caminho de Jesus, na estrada que conduz à vida”. [Papa Francisco]
 

 

 

O vídeo que trago é enternecedor, produzido pela Pixar é uma animação em que um velhinho, o Gein joga xadrez... contra ele próprio… e apesar do confronto emocionante, e sempre feliz, só um irá ganhar… o velho Gein...

 

Atribuem uma frase a Napoleão Bonaparte que acho muito apropriada: “A maior batalha que eu travo, é contra mim mesmo.” Vamos jogar, contra nós mesmos, como o mesmo espirito do velho Gein, hábil e feliz no xadrez, que joga para ganhar… e não perde, a oportunidade de ganhar!
 

 

Nuno Cocharro

Cronista

Professor de EMRC e comediante. Licenciado em Ciências Religiosas. Pós-Graduação em Comunicação Social. Esposo dedicado e bi-Pai, Amigo. Gosta de gadgets, redes sociais e de multimédia. Acredita que é possível educar e evangelizar pelo humor e tem vindo a desenvolver vários trabalhos nessa área.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail