Ser mãe é uma aprendizagem diária!

Ser mãe é uma aprendizagem diária! É algo que se vai revelando com o tempo e que nos apercebemos que sermos mãe de alguém é algo maravilhoso! Alguém que nasceu de dentro de nós, fruto de um amor e que vai crescendo e que vai pondo as nossas capacidades à prova.

 

A minha experiência marcante, enquanto mãe, ou melhor, estava à espera de ser mãe, foi o facto de ter estado internada 60 dias até o meu filho nascer. Vivi esses 60 dias, num misto de emoções, boas e outras menos boas! Foi uma gravidez de risco desde as 12 semanas. Cada dia que passava era uma grande vitória, pois significava que ele, meu bebé, estava a lutar para conseguir nascer. Durante todo o tempo que estive internada, vivi muitas situações felizes e infelizes. De mães que entravam para ter os seus filhos  e que rapidamente, tinham-nos. E outras que davam entrada porque estava o bebé em risco e infelizmente perdiam-nos. Ganhei o carinho do pessoal enfermeiro e fez com que o tempo final que lá estive, fosse de calma, mas com muita alegria! Fiz uma grande amizade, de uma parceira de quarto que teve gêmeos. Muito nos rimos e partilhamos os nossos sentimentos, deitadas naquelas camas da Maternidade Alfredo da Costa. E finalmente, no dia 7 de Maio, nascia o meu príncipe Tiago, saudável e lindo, que me veio ensinar a palavra do que é ser mãe verdadeiramente!

 

A mensagem de esperança que deixo para todas as mães, ou mulheres que queiram ser mães, é que nunca desistam. Eu estive 3 anos para conseguir engravidar e quando finalmente engravidei tive que ficar internada 60 dias, mas pelo meu filho voltaria a passar pelo mesmo. Os nossos filhos são o melhor que há! Não sei se serei a mãe ideal, mas sinceramente acho que não existem, pois a vida é que nos vai ensinando a ser mãe! Adoro o sorriso, os abraços do meu filho e só o facto de ele chamar “mama” é maravilhoso! Claro que as traquinices que faz, as chatices que me dá, tento-me conter para não andar chateada com ele. Mas também sei, que todos nós, temos os nossos dias bons e menos bons, e é assim que temos que encarar a vida! Um dia após o outro, na certeza porém, que existe aquele filho, que precisa do nosso carinho, apoio, amor e que uma verdadeira mãe sabe dar!

 

© Testemunho de Sandra Mendes Caçoila. Madeira

iMissio

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail