«Devolvam a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus»
A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,15-21 que corresponde ao 29° Domingo do Tempo Comum, ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo José Antonio Pagola comenta o texto.
Aqui estão 12 coisas surpreendentes da fascinante vida de São João Paulo II que talvez desconheça:
DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM: «DEVOLVEI AS COISAS DE CÉSAR A CÉSAR E AS COISAS DE DEUS A DEUS»
A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum convida-nos a reflectir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo. Diz-nos que Deus é a nossa prioridade e que é a Ele que devemos subordinar toda a nossa existência; mas avisa-nos também que Deus
“Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo”, disse há exatos 37 anos São João Paulo II ao iniciar o seu pontificado. Aquele dia marcou a história do Papa polaco, tanto que a Igreja determinou este 22 de outubro como data da memória litúrgica do santo.
No início de cada sessão de catequese ajoelhamo-nos para cumprimentar o dono da casa, Jesus. É em ambiente de oração que nos reunimos, no centro da igreja, sob as luzes ténues do altar, para cantarmos em uníssono, depois de termos rezado o Pai-Nosso, o Glória e, por vezes, uma Avé-Maria.
“Fátima é sempre nova para quem repete a subida à Serra d’Aire e procura penetrar, cada vez mais fundo, nos mistérios da mensagem de Nossa Senhora, «a toda vestida de branco», nas aparições de 1917, aos três Pastorinhos, que foram objeto e porta-voz das suas complacências maternais”, afirmou