«Dois amigos discutem animadamente: “Para ti, existe uma vida após a morte?”. O outro concede-se uma longa pausa para reflexão e depois replica: “E para ti, existe uma vida antes da morte?”»
O Evangelho deste primeiro domingo da Quaresma é curto: quatro versículos, embora, na realidade, vou me concentrar quase que exclusivamente nos dois primeiros, tendo comentado os versículos 14-15 há poucos domingos (3º Domingo do Tempo Comum).
A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,12-15 que corresponde ao 1° Domingo da Quaresma, ciclo B, do Ano Litúrgico. O teólogo José Antonio Pagola comenta o texto.
Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Antoine de Saint-Exupéry são alguns dos poetas que inspiraram as meditações que o P. José Tolentino Mendonça vai apresentar entre amanhã e sexta-feira, em Ariccia, perto do Vaticano, nos exercícios espirituais quaresmais do papa Francisco e da Cúria Romana.
Só secundariamente a Quaresma «prepara» para a Ressurreição do Senhor. Na verdade, todos os «Tempos» e todos os Domingos do Ano Litúrgico – portanto, também a Quaresma e os seus Domingos – estão depois da Ressurreição e por causa da Ressurreição.
No primeiro Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.
«Uma só coisa é necessária: a solidão. A grande solidão interior. Ir para dentro de si e não encontrar ninguém durante horas: a isto é preciso chegar.
O que faríamos se o telemóvel deixasse de funcionar? Se o Tablet ficasse sem vida? Se chegássemos a casa e a internet não funcionasse? Se a rede Wi-Fi desaparecesse? Se o Bluetooth fosse algo do passado? Se todos os canais televisivos estivessem off?
O senhor da antiga barbearia da minha terra é um despachado. Em quatro tesouradas avia o serviço enquanto se movimenta, de um lado para outro, a comentar as últimas notícias: «Sr. padre, isto não ficava assim. Se fosse na América, oh! Já estava preso».