JMJ: antigo paralímpico Jorge Pina vai de bicicleta ao Vaticano

Jornada Mundial da Juventude 27 fevereiro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

O antigo atleta paralímpico Jorge Pina, deficiente visual, vai viajar, em julho, de Lisboa ao Vaticano numa bicicleta tandem, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e esperança no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 

Em comunicado, Jorge Pina explica que no percurso da viagem de 2.700 quilómetros, divididos em 19 etapas, irá realizar paragens em locais emblemáticos, como mesquitas e igrejas, para simbolizar a premissa de a religião unir as pessoas independentemente da raça ou religião.

 

Jorge Pina, de 47 anos, conta com uma equipa de três elementos, sendo que dois deles irão revezar-se na missão de o guiar em cima da sua bicicleta tandem (de dois lugares) ao longo do percurso, que passará por Portugal, Espanha, França e Itália.

 

O ser humano tem dentro de si muito amor, muita compaixão e força por descobrir. Há um vasto universo para descobrir dentro de cada um de nós e, quando nós descobrimos essa força, conseguimo-nos transcender e, dessa forma, passar uma mensagem para o mundo, de paz, amor e união entre os povos”, refere o antigo atleta no comunicado.

 

Jorge Pina, que em 2011 criou a associação com o seu nome — que desenvolve vários projetos sociais — e em 2015 uma escola de atletismo adaptado, tem 47 anos e até aos 25 conquistou vários títulos nacionais e internacionais de pugilismo.

 

Depois de ter perdido 90% da visão, sobretudo devido às competições de pugilismo, começou a praticar atletismo, tendo marcado presença nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, Londres2012 e Rio2016.

 

A Jornada Mundial da Juventude, considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

 

[@Observador]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail