Decálogo para as férias

Razões para Acreditar 19 julho 2021  •  Tempo de Leitura: 3

Estamos no tempo teórico de férias, mas muitos, por causa da situação económica, não poderão desfrutá-las. Outros trabalham mais que nunca ao serviço dos turistas que nos visitam e de quem faz férias. Mas no melhor dos casos – pelo menos alguns dias, ou nem que seja algumas horas – poderemos ir de férias. Também será uma boa ocasião para conhecer melhor o próprio país, os locais mais próximos, outras pessoas, e para penetrarmos mais no tesouro cultural do nosso património.

 

Estamos esgotados pelo confinamento e temos vontade de saborear – por escassos que sejam – alguns dias diferentes, de descanso, de espairecimento. Aqui ficam algumas reflexões para nos ajudar a viver estes dias.

 

1. Respeito pela natureza
Não a prejudiques, lançando lixo em todo o lado, destruindo a flora ou maltratando a fauna e os seus espaços vitais. Na praia, na montanha, no campo… descobre na natureza a primeira carta de amor que Deus te enviou.

 

2. Não te envergonhes de ser cristão
Sem necessidade de fazer propaganda disso, sê capaz de dar razão da tua fé e da tua esperança, se a ocasião se proporcionar.

 

3. Jesus não faz férias e quer acompanhar-te nas tuas
Por isso participa na Eucaristia do domingo, onde quer que estejas. Quando entrares numa igreja, não te limites a contemplar a sua beleza ou o seu património. Procura um momento de oração, de comunicação pessoal com Jesus.

 

4. As férias ou dias de festa são para toda a família
Dialoga, joga, brinca, passa bem o tempo com a família, sem pressas. Sobretudo, procura momentos para escutar e falar, dado que o ritmo habitual do quotidiano não proporciona muitas vezes oportunidade para isso.

 

5. Sê cauteloso com a vida dos outros
A vida é um grande dom de Deus. Evita os riscos desnecessários e sê prudente ao escolher atividades.

 

6. Valoriza a amizade
Tens uma boa ocasião para partilhar pensamentos, opiniões, gostos e distrações com outras pessoas não habituais. Estreita a amizade com os amigos, e se tiveres oportunidade faz novas amizades.

 

7. Recorda sempre que outros trabalham muito para que tu possas desfrutar
Essas pessoas também têm os seus direitos; respeita-os. E sê agradecido, porque um sorriso, um dizer «obrigado» com sinceridade é, muitas vezes, a melhor recompensa.

 

8. Descansa, mas deixa que outros também descansem
Pensa durante a noite que tu podes levantar-te tarde, mas outros fá-lo-ão muito cedo e têm direito ao seu descanso, para que possam trabalhar e servir melhor.

 

9. Não vale tudo
Durante o tempo livre, tempo de férias, não vale tudo. Recorda os teus compromissos, recorda a tua dignidade e a dignidade de toda a pessoa. Recorda os mandamentos.

 

10. Vive a caridade e a solidariedade
Pensa em quem não tem férias, porque nem sequer tem o pão de cada dia. A caridade não faz férias.

 

Cada um de vós, leitores, poderá acrescentar o que considerar importante.

 

Boas férias e boas viagens!

 

[A partir de texto de D. Francesc Pardo i Artigas | Bispo de Girona, Espanha |In Agência SIC]

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail