Trabalhar com espírito de missão

Razões para Acreditar 10 junho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Quando me pediram para partilhar a minha experiência em tempo de pandemia, confesso que fiquei aterrada. O que tenho eu para partilhar?

 

No final de fevereiro começou a perceber-se que o que aí vinha era sério, um vírus que os nossos olhos não viam, mas que viria a trazer gigantescas implicações nas nossas vidas. Vidas que, muito provavelmente, não voltarão a ser como eram.

 

Começou nesta altura uma espécie de quaresma que foi durando até ultrapassar os 40 dias.

 

Primeiro apareceu o medo… medo do desconhecido, medo de ficar doente, medo de levar outros a ficarem doentes, medo por mim, sobretudo pelos meus, por todos nós! Quando meio mundo se queixava de não poder sair de casa, eu só me lamentava por não poder ficar em casa. Nunca, como nesta altura, senti uma espécie de incompatibilidade entre ser mãe/mulher/filha e ser médica. Porque para tratar dos outros arriscava a saúde dos meus entes mais queridos.

 

A minha fé foi maltratada neste início, de tal forma me sentia assoberbada pelo caos que se foi instalando à minha volta. Mas só com ela consegui fazer este caminho de confiança e entrega a Deus.

 

A minha fé foi maltratada neste início, de tal forma me sentia assoberbada pelo caos que se foi instalando à minha volta. Mas só com ela consegui fazer este caminho de confiança e entrega a Deus.

 

Felizmente tenho o privilégio de trabalhar com uma equipa fantástica constituída por médicos, enfermeiras e assistentes operacionais que, em pouco mais de uma semana, foi capaz de se reinventar, de se reorganizar, de delinear estratégias para um novo  funcionamento. Inventámos material de proteção, organizámos circuitos de circulação de forma a reduzir o risco de contaminação, isto tudo com os escassos recursos disponíveis. Trabalhámos com espírito de missão, coesos, o que nos fez ultrapassar os nossos limites e nos mostrou que juntos somos mesmo muito mais fortes. Acredito que este empenho na nossa missão foi uma dádiva divina que nos permitiu a superação de cada um individualmente em prol de um bem maior.

 

Continuar a ler

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail