Liberdade e responsabilidade

Razões para Acreditar 29 janeiro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

«Se na costa do oceano Atlântico, à chegada ao porto de Nova Iorque, os passageiros encontram a estátua da Liberdade, seria maravilhoso poder edificar na costa do oceano Pacífico a estátua da responsabilidade.»

 

É sugestiva a ideia destas duas estátuas postas a guardar a superpotência mundial. A proposta é do psicoterapeuta austríaco Viktor Frankl (1905-1997), que durante muito tempo viveu nos EUA, na sua obra “O homem em busca de um sentido”.

 

A liberdade, certamente, é a base para o reconhecimento da dignidade e das capacidades da pessoa. Mas, se é deixada a sós, pode rapidamente enveredar pelo egoísmo e pela prevaricação.

 

Eis, então, a necessidade de exaltar a outra componente humana, igualmente decisiva, a responsabilidade. Ela nasce da consciência e alimenta-se da moral, e está pronta a impor-se autonomamente limites e obrigações, para que a presença da pessoa na sociedade não seja devastadora, mas construtora.

 

Se a liberdade é o território em que nos movemos, a responsabilidade é o traçado das estradas e, se se quiser, também o perímetro ou limite. Infelizmente, assistimos muitas vezes a atos “irresponsáveis” que florescem da liberdade sem serem submetidos ao controlo da razão e da vontade.

 

A responsabilidade é a consciência do próprio limite e dos deveres que se têm com o bem comum. O mesmo Frankl escrevia: «Quanto mais o homem sentir a sua vida como tarefa, mais ela assomará como significativa».

 

A educação deveria conduzir àquele sentido de responsabilidade que tantas vezes registamos como ausente do comportamento de todos, jovens e adultos. O escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, em “Terra dos homens”, declarava: «Ser homem é precisamente ser responsável».

 

[P. (Card.) Gianfranco Ravasi | In Avvenire]

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail