À porta de casa

Razões para Acreditar 25 outubro 2019  •  Tempo de Leitura: 2

«Bênção aos amigos que à minha porta, sem serem chamados, sem serem esperados, todavia vieram.»

 

Comoveu-me um pouco o testemunho de uma senhora idosa que me contava a tristeza dos seus domingos: «Estou junto ao telefone com a subtil esperança que toque, porque, se assim fosse, quereria dizer que ainda há alguém que se lembra de mim».

 

Em vez disso, o telefone ou o intercomunicador da porta ficam quase sempre calados. Esta senhora é uma das multidões de solidões que habitam os nossos apartamentos, pessoas talvez doentes, anciãs, estrangeiras, ou mais simplesmente esquecidas por todos.

 

Para elas, mas um pouco para todos, adquire particular significado a frase que acima citei. Explico a origem: trata-se da frase que o famoso teólogo e cardeal inglês do século XIX, John Henry Newman, fez escrever numa pequena lápide junto à porta da sua casa.

 

Ter um amigo que, sem ser chamado ou chantageado com um queixume («ninguém me vem visitar», «sabes que não estou bem e estou sozinho», e assim por diante), sem ser esperado, mostra afeto, é um verdadeiro dom.

 

Na vida tive a fortuna de ter encontrado muitas pessoas que se afeiçoaram a mim, e eu a elas. Precisamente por isto compreendo a amargura de quem não tem ninguém. Mesmo que se por culpa de um mau feitio ou por outras razões, as pessoas sós e isoladas devem ser compreendidas e perdoadas.

 

Viver num deserto de sentimentos é, de facto, um pesadelo, e é já uma punição. Como apelo, poderemos, então, transcrever as palavras de Jesus desta maneira: «Estava só, e viestes fazer-me companhia».

 

[P. (Card.) Gianfranco Ravasi | In Avvenire]

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail