31 de ser MÃE: «Ser mãe de 3 filhas é uma benção!»

Razões para Acreditar 8 maio 2018  •  Tempo de Leitura: 3

Escrever sobre o que é ser Mãe é uma tarefa que à primeira vista parece fácil, não é? Afinal, sou mãe de 3 filhas há 16 anos, há 5.840 dias, há 140.160 horas! No entanto, é difícil expressar em palavras, é complexo passar para o papel o significado deste universo gigante de afetos e de amor.  

 

Ser mãe de 3 filhas é uma benção! É uma casa cheia, muito cheia de risos, conversas, lágrimas, muito barulho, ralhetes, muitas amigas, uma logística de vai e vem constante, muitas perguntas, muita música...!

 

No meio deste “barulho” é preciso estar atenta à linguagem de cada uma, saber ouvir com o coração, sem julgar, sem criticar, mas apontando caminhos possíveis para que possam escolher em consciência. Quero que saibam que o meu colo está sempre em casa, em nossa casa. Quero que tenham sempre vontade de voltar. Seja ao final do dia, seja pela vida fora. Quero que tenham na mãe e no pai o porto de abrigo, qualquer que seja a tempestade. E que dêem valor à riqueza de serem três irmãs. Que tenham as melhores amigas umas nas outras, pela vida fora. 

 

Cada uma das minhas filhas é única e especial. É com um grande orgulho que as vejo crescer como pessoas de bem. Mais do que os resultados académicos, quero que marquem a diferença pelo caráter. Comove-me ver os valores que transmitimos “espelhados” nas palavras, nos gestos das mais velhas para com as mais novas, acho delicioso!

 

Como mãe, todos os dias me questiono. Se há dias em que acho que estou a fazer um bom trabalho, há outros em que não. Mas aprendi que faz parte, que erramos e ainda bem que erramos. Elas percebem que o importante é que caminhamos juntos e que o que nos une é TUDO. 

 

Há alguns anos atrás uma das minhas filhas teve um problema de saúde. Nunca mais me vou esquecer do pânico que tomou conta de mim durante mais de um ano. Mas o que mais me marcou foi a maturidade daquela criança. Não só nunca se queixou, como fazia tudo para não me preocupar. Durante aquele tempo difícil parecia ela a mãe e eu a filha.

 

Costumo dizer à minha filha mais velha que é a primeira vez que tenho uma filha desta idade e que portanto muitas vezes “a mãe tb não sabe”, vamos conversar, vamos pensar juntas e encontrar soluções. Eu aprendo muito com as minhas filhas, muito mesmo. Hoje sou muito melhor como mulher e como pessoa por causa do Amor que nos une, pela família que somos.

 

 

[© Testemunho de Joana Valadares | 2014]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail