Livro da Semana: «Ver para crer»
Em qualquer cidade ocidental, hordas de turistas continuam a contemplar, fascinados, os templos cristãos, expressão máxima da aposta secular da Igreja na arte. Neste livro, que se lê de um fôlego só, Jean-Paul Hernández, jesuíta, expõe a lógica espiritual subjacente às opções arquitetónicas e decorativas das igrejas cristãs mais antigas, mostrando como tudo nelas empurra com vigor o visitante, crente ou não, para o encontro com um Deus amoroso.
Jean-Paul Hernández (1968, Berna), jesuíta, é professor na Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional, em Nápoles, onde leciona cadeiras na área da Teologia Sistemática. Com uma formação de base em Clássicas, e desde cedo interessado em Arquelogia e Arte Antiga, tem-se investido académica e pessoalmente no campo da Teologia e Espiritualidade da Arte, dirigindo, na sua universidade, a Escola de Formação Avançada em Arte e Teologia.
Não estamos, porém, perante um ensaio de história de arte, mas um exercício, aberto a todos, em teologia estética, a tempos até comovente, obrigando-nos a escancarar o olhar, para que no visível intuamos o invisível e cumpramos na vida o que anunciam as pedras que, semanalmente, nos abrigam em oração.
Título: Ver para crer. A arte no encontro com Deus
Autor: Jean-Paul Hernández
Ano de edição: 2026
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72
Peso: 65g
ISBN: 9789895900633