Livro da Semana: «Jesus em cinco sentidos»

Livros 30 abril 2025  •  Tempo de Leitura: 2

Cada passagem dos Evangelhos é uma aventura dos sentidos. Jesus deixa-se ungir com óleos perfumados, mistura a sua saliva com o lodo, pede para sermos saborosos como o sal, oferece a sua própria carne como alimento. Cada episódio da sua história dá azo a interpretações controversas. E os primeiros a não compreender são os próprios discípulos.

 

Depois de ter narrado com estilo cinematográfico os movimentos, as falas e os percursos da «personagem» Jesus em Uma trama divina, Antonio Spadaro, conhecido jesuíta italiano, particularmente próximo do Papa Francisco, regressa aos textos evangélicos, propondo uma nova e surpreendente leitura dos mesmos. Através de uma lente primorosamente literária, dá vida a um universo de sons e cheiros, sensações tácteis e imagens, que falam das nuances da existência humana e do risco da liberdade.

 

Crítico literário, Spadaro mostra possuir, também ele, dotes no manejo da palavra, o que torna mais envolventes as suas reconstruções cinematográficas (os evangelistas são aqui reimaginados como autênticos realizadores) dos episódios que foca.

 

O Mestre não é uma réplica divina lançada de paraquedas para a Terra para servir de porta-voz do Eterno. Afirma ser verdadeiramente Deus e totalmente homem. Mas a carne não chega para ser humano: é preciso a liberdade. A partir destas páginas, Jesus rompe a «quarta parede», volta-se para os leitores e pergunta-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»

 

Um livro que convida a um olhar atento, encarnado, sobre passos conhecidos, redescobrindo-lhes o sentido profundo que a familiaridade com eles quiçá empoeirou.

 

 

Ficha Técnica

Título: Jesus em cinco sentidos
Autor: Antonio Spadaro
Ano de edição: 2025
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 176
ISBN: 9789896739959

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail