Livro da Semana: «No meu posto de sentinela o dia inteiro»

Livros 3 abril 2024  •  Tempo de Leitura: 3

O novo livro de António Couto, bispo de Lamego – No meu Posto de Sentinela o Dia Inteiro – é uma reflexão e contemplação que convida o leitor a olhar para o mundo à luz da Palavra de Deus. O livro é dividido em cinco partes: a primeira centra-se na figura de Maria, a segunda reúne cenários bíblicos, a terceira analisa acontecimentos do nosso tempo, a quarta apresenta reflexões sobre o mundo atual e a quinta reúne histórias encantatórias de inspiração hassídica.

 

D. António Couto, natural de Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses), onde nasceu a 18 de abril de 1952. Frequentou os Seminários da Sociedade Missionária Portuguesa (atual Sociedade Missionária da Boa Nova). Foi ordenado sacerdote em 03 de dezembro de 1980. Em Roma, na Pontifícia Universidade Urbaniana, fez estudos de Teologia Bíblica, tendo aí obtido os respetivos Diplomas de Licenciatura Canónica e Doutoramento, este em 06 de fevereiro de 1989. Em Jerusalém, frequentou o Studium Biblicum Franciscanum. Foi professor no Seminário Maior de Luanda, na Universidade Católica Portuguesa, no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, e em múltiplas Instituições Culturais e Eclesiais. Foi Reitor do Seminário da Boa Nova, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, Membro da Congregação para a Evangelização dos Povos. Recebeu a Ordenação Episcopal em 23 de setembro de 2007. Foi Bispo Auxiliar de Braga, e é Bispo de Lamego desde 29 de janeiro de 2012. Conta mais de 20 livros publicados, várias Entradas na Enciclopédia Verbo Século XXI, múltiplos Ensaios e Artigos publicados em Coletâneas e Revistas.

 

António Couto escreve num estilo que percorre a prosa poética e a poesia, permeado pela Escritura, pela sabedoria e pelo olhar da realidade e da cultura.

 

Esta obra está articulada em cinco partes. A priemira prende-se com a figura de Maria. A segunda reúne algusn "Cenários Bíblicos". A terceira constitui a travessia pelo meio dos aconteciemntos deste tempo. A quarta recolhe algumas refleões. A quinta é composta por uma série de histórias de encantar. 

 

Esta obra é um convite a uma leitura pausada e reflexiva, que pode trazer ao leitor alimento espiritual e inspiração para a vida quotidiana.

 

Ficha Técnica

Título: No meu posto de sentinela o dia inteiro
Autor: D. António Couto
Ano de edição: 2024
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
ISBN: 9789896739362

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail