Livro da Semana: «Américo Aguiar»

Livros 18 outubro 2023  •  Tempo de Leitura: 1

Em julho de 2023, o Papa Francisco surpreendeu ao elevar a cardeal o bispo Américo Aguiar. Desde a nomeação como bispo auxiliar de Lisboa, em 2019, Américo Aguiar tornou-se numa figura-chave para compreender a Igreja portuguesa. Como organizador da JMJ, este padre do Porto que tinha passado quase toda a vida como homem de bastidores saltou para as manchetes dos jornais.

 

João Francisco Gomes (Leiria, 1995) é jornalista e escreve no Observador desde 2016, maioritariamente sobre as religiões, a espiritualidade, o ambiente e as alterações climáticas. Recebeu, em 2017, o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão, que distingue trabalhos jornalísticos de temática religiosa. Foi um dos autores de uma série de reportagens de investigação sobre os abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, publicada em 2019 e distinguida com vários prémios de jornalismo, incluindo o Prémio Gazeta de Multimédia. É licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Da infância nos escuteiros à nomeação cardinalícia, passando pela vida política, pela influência na cidade do Porto e pela crise dos abusos, este livro procura ajudar a compreender quem é e o que pensa o novo cardeal português.

 

Ficha Técnica

Título: Américo Aguiar. Quem é e o que pensa o organizador da JMJ, que o Papa elevou a cardeal
Autor: João Francisco Gomes
Ano de edição: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 180
ISBN: 9789896739058

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail