Livro da Semana: «Relação Espiritual de Ajuda»

Livros 12 julho 2023  •  Tempo de Leitura: 2

É cada vez mais aceite e reconhecido, o papel crucial que a espiritualidade desempenha na promoção da saúde junto do doente… À semelhança de outros profissionais de saúde, é necessário ter em conta, a psicologia do doente e técnicas psicológicas de ajuda.

 

Fernando Sampaio, nascido em 1957 em Felgueiras, diocese do Porto, e membro da Congregação da Missão, é Licenciado em Teologia e Mestre em Ciências Religiosas pela Universidade Católica, Licenciado em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Especializou-se ainda em Pastoral da Saúde, na Escola de Pastoral «Ntra Sra de la Esperanza», em Madrid. Tem um percurso pastoral de contacto com os doentes de 25 anos, primeiro como capelão no Instituto Português de Oncologia e depois no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, passando ainda alguns anos pelo Hospital Júlio de Matos. Para além da capelania e do estudo, tem-se dedicado à formação de capelães e voluntários em Relação Pastoral de Ajuda.

 

O acompanhamento espiritual exige, portanto, muito mais do que boa vontade ou de uma simples atitude de caridade, exige também dos assistentes espirituais e capelães uma necessidade de profissionalização para atuarem e saberem estar no hospital moderno, em colaboração de igual para igual.

 

Este livro apresenta os conceitos, técnicas e práticas da Relação de Ajuda com o objetivo de sensibilizar, promover e formar para uma assistência espiritual centrada na pessoa e preocupada com a qualidade e a excelência no modo de acompanhar doentes, isto é, no seu modo de se relacionar e de comunicar.

 

Ficha Técnica

Título: Relação espiritual de ajuda. Acompanhar doentes
Autor: Fernando Sampaio
Ano de edição: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 232
ISBN: 9789896738884

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail