Livro da Semana: «Os Jovens - A Conquista da Identidade»

Livros 9 maio 2023  •  Tempo de Leitura: 4

Na liberdade de voar para a plenitude, sabemos que nos podemos perder ou ficar a meio caminho da meta. Este livro é uma espécie de mochila pedagógica que te pode acompanhar durante o percurso - repleta de materiais para apoiar o trabalho com jovens, servindo de ferramenta para pais, educadores, animadores de grupos e para todos aqueles que desejem ter um papel mais ativo no crescimento pessoal e comunitário.

José Luís do Souto Coelho nasceu em 1956, em Galegos Santa Maria, Barcelos. Cresceu aprendendo a simbolizar e a gostar de coisas belas, no meio de imagens de presépios e de galos de Barcelos, artesanato, cores vivas, ex-pressivas, mãos criadoras, a arte transforma a vida na arte de ser.
Desde os 11 anos, foi educado pelos Espiritanos, para a missão «entre os mais pobres e abandonados». É padre da Comunidade Shalom, onde ingressou aos 26 anos, uma Sociedade de Vida Apostólica para a evangelização da juventude, como uma «pequena semente de libertação». Foi ordenado em 19 de março de 1984, por D. Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, Brasil. Viveu como missionário em Portugal, Cabo Verde e Brasil. Tem formação em Filosofia, Teologia, Psicologia e Espiritualidade.
Gosta de caminhar, de respirar, de contemplar, de silêncio, de orientar retiros, de fazer músicas, de trabalhar com jovens e adultos, de doar a vida no seguimento de Jesus, como peregrino do Mistério.

 

Ficha Técnica: 

Título: Os jovens. A conquista da identidade
Autor: José Luís do Souto Coelho
Ano de edição ou reimpressão: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 16 mm
Páginas: 240
ISBN: 9789896738754

 

Texto de apresentação do livro 

 

“A conquista da identidade é o desafio próprio da idade da juventude (cf. Erik H. Erikson), sabendo nós também que cada idade da vida tem a sua «angústia» própria, os seus desafios próprios.

 

Tornar-se pessoa é uma missão apaixonante que todos trazemos inscrita no nosso ser. No dizer de Erich Fromm, «a principal tarefa do ser humano nesta vida é dar à luz a si mesmo».

 

Na juventude, temos a oportunidade de definir o nosso rumo. E se não tivermos esse dom podemos ficar a vida inteira na indecisão e mesmo na confusão, com a dificuldade de crescermos na intimidade do nosso ser. A intimidade é a capacidade de comunhão connosco mesmos, com a natureza, com os outros e com o Grande Outro. Esta experiência de comunhão com a vida vai crescendo em nós à medida que a nossa identidade se realiza no tempo. Sem intimidade caminhamos para o isolamento. Natural-mente, vamo-nos afastando e costumamos cair nas margens da vida, através de comportamentos e atitudes que aprofundam o nosso vazio. A identidade é condição da nossa felicidade.

 

Neste livro, entendemos o «jardim» da identidade, através de quatro canteiros: o da afetividade e da sexualidade; o do papel social; o dos valores; o do sentido da vida, vocação. Mas o livro é mais do que isso.

 

É um livro que nasceu do caminhar com os jovens e com pessoas de outras idades, da escuta e do acompanhamento, e descia ser um livro vivo, de trabalho, de ajuda a cada jovem, aos pais e outros educadores, aos animadores de grupos de jovens, aos acompanhadores de pessoas no seu crescimento.

 

Na liberdade de voar para a plenitude, sabemos que podemos perder-nos ou ficar no meio do caminho. Este livro procura dar uma contribuição para que o nosso caminho tenha rumo na dimensão própria da nossa riqueza humana. É como uma mochila pedagógica com subsídios e com vários materiais que podes visitar e colocar nos teus processos de crescimento pessoal e também na ajuda ao crescimento de outros.

 

Cada jovem, cada pessoa, tem neste livro um lugar de encontro, de identidade e de intimidade, de comunhão para saborear o dom de ser pessoa, uma ajuda para o autoconhecimento e para a descoberta de um caminho de realização, na liberdade de voar com um rumo certo”.

 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail