Livro da Semana: «Albino Luciani – João Paulo I»

Livros 14 setembro 2022  •  Tempo de Leitura: 2

O seu breve pontificado centrou-se nas três virtudes teologais – fé, esperança, caridade – e, como recorda, no Prefácio, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, «não foi a passagem de um meteorito que se extingue após fugaz trajeto, mas é cada vez mais sinal e exemplo luminoso daquela continuidade de esperanças que vêm de longe e se fundamentam nas raízes do inesquecível tesouro de uma Igreja muito próxima dos ensinamentos dos grandes Padres.»

Claudio Alberto Andreoli, autor desta obra,  é especialista no campo médico-otorrinológico, é escritor de ensaios e romances históricos, vencedor de numerosos e importantes prémios literários. 
Entre a gama das suas publicações, o romance histórico predomina e evidencia o fascínio do autor pelas grandes personagens da História, particularmente as do domínio nobiliárquico que se distinguiram por uma vida exemplar e de santidade _ Umberto I di Savoia. Un regno tra un attentato e l’altro, prémio «O Autor» de Florença; Regine e dame alla corte dei re d’Italia, prémio literário «Città di Castello» e Carlo e Zità d’Austria-Ungheria. Due santi sul trono imperiale. Mas, também, por aqueles eventos que marcaram mudanças e estão na origem de novas realidades sociopolíticas, no contexto italiano e europeu.

 

No passado dia 4 de setembro de 2022, o Papa Francscio presisiu à beatificação do «papa do sorriso», gesto que reconhece um percurso de vida marcado pela simplicidade e proximidade, que inspirou os seus sucessores.

 

O novo beato foi visto como uma figura de Igreja capaz de transmitir conceitos importantes com palavras simples e provocadoras, tendo deixado no seu último discurso dominical, a 24 de setembro de 1978, aquele que é considerado como o seu testamento espiritual.

 

“O amor será sempre vitorioso, o amor tudo pode. Eis a palavra certa: não é a violência que tudo pode, mas é o amor que tudo pode. Peçamos ao Senhor a graça de que uma nova onda de amor para com o próximo invada este pobre mundo”, pediu então.

 

Especial sobre Albino Luciani, o «Papa do sorriso», novo beato da Igreja Católica

 

Ficha Técnica

Título: Albino Luciani – João Paulo I

Autor: Claudio Alberto Andreoli

Edição: 2022

Editora: Paulinas

Idioma: Português

Páginas: 200

ISBN: 9789896738396

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail