Livro da Semana: «O irmão inacabado Charles de Foucauld»

Livros 16 junho 2022  •  Tempo de Leitura: 2

As páginas deste livro revelam a história de Charles de Foucauld «o irmão universal», que foi proclamado Santo a 15 de maio. Estamos perante um esboço biográfico e espiritual de um homem que irradiou Cristo e que, mesmo depois da morte, continuou a inspirar outros a seguir o caminho cristão.

 

A vida deste santo é apresentada pelo papa Francisco como paradigma da amizade social e da fraternidade universal.

 

Esta obra tem como autora Margarita Saldaña Mostajo que é licenciada em Jornalismo e Teologia Dogmática. Pertence à família espiritual de Carlos de Foucauld e atualmente vive em Paris. Publicou "Rutina habitada – Vida oculta de Jesús y Cotidianidad creyente", com a chancela da Sal Terrae.

 

A introdução desta obra afirma que Uma visão simplista dos santos leva-nos a, de tempos em tem pos, vê-los como pessoas que atingiram o cume de todas as virtudes. Esquecemos frequentemente que a santidade se tece ao longo de um itinerário existencial complexo, semeado de desejos ardentes, mas também de cansaços e até fracassos. Nesse sentido, o caso de Charles de Foucauld não é nenhuma exceção, mas antes um paradigma. Por um profundo amor a Jesus, aspirava a ser identificado como «irmão universal»; esse desejo levou-o a partilhar a vida com os esquecidos, nos confins do deserto do Sara. No entanto, no seu processo de amadurecimento espiritual, confrontou-se com sombras e limites que acabaram por não se dissolver, e que contribuíram para torná-lo um verdadeiro irmão: um «irmão inacabado».

 

Margarita Saldaña Mostajo tem a convicção de que aquele que se aproxima de Charles de Foucauld pela primeira vez encontrará aqui elementos fundamentais para compreender uma trajetória fascinante e complexa. Por sua vez, os amigos e amigas de Charles talvez se surpreendam com matizes inesperados de um santo que jamais conheceremos.

 

Ficha Técnica

Título: O Irmão Inacabado Charles de Foucauld
Autor: Margarita Saldaña Mostajo
Ano de edição ou reimpressão: 2022
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 168
ISBN: 9789896738280

 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail