Livro da Semana: «Converter Peter Pan»

Livros 2 junho 2022  •  Tempo de Leitura: 3

Num tempo em que a juventude se tornou o sentido único e o único sentido da vida humana, é ainda possível ser cristão? Que espaço resta para o Evangelho na era do triunfo de Peter Pan? Duas questões bem desafiantes que Armando Matteo enfrenta neste seu livro, que o Papa Francisco ofereceu como presente natalício no Vaticano: «Para ler, não para deixar na biblioteca», recomendou.

 

Armando Matteo, nasceu em 1970. É professor de Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma. Foi, por alguns anos, assistente nacional da Federação Universitária Católica Italiana (FUCI) e, desde 2012, é assistente nacional da Associação Italiana de Professores Católicos (AIMC). Estuda com uma paixão critica e uma inteligência reconhecida a sociedade contemporânea e a sua complexa relação com a fé. Os seus livros mais recentes catapultaram-no para o círculo internacional, e têm sido traduzidos em numerosas línguas. a sua marca altamente significativa como docente, a sua visão pastoral e social sobre o afastamento da humanidade do nosso tempo do cristianismo, e particularmente a sua avaliação pontual sobre o afastamento das novas gerações da fé. Bem compreendeu tudo isto o Papa Francisco que depois do Sínodo sobre os jovens, nomeou-o como Subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, para dizer: precisamos de novas ideias para a pregação da fé, porque não devemos ficar somente na sua defesa.



O ponto de partida do autor é claro: Peter Pan triunfou. Triunfou no coração dos adultos, homens e mulheres, do nosso tempo, anestesiou o seu senso de proximidade e responsabilidade, convencendo-os de que fora da juventude não há salvação. E isso pressiona-os, dia após dia, a não poupar energia para permanecer jovem a qualquer custo. Foi isto que o tempo da pandemia nos revelou plenamente. E o caso grave que os crentes devem enfrentar, corajosamente, é este: a conversão juvenilística das gerações adultas, que relega para o sótão a categoria do crente não-praticante e torna as igrejas cada vez mais vazias. A verdadeira conversão consiste em reconciliar os adultos com um cristianismo à altura do desafio da hora presente.

 

D. José Manuel Cordeiro afirma no prefácio: "Esta é a desafiante missão da Igreja para o tempo pós-pandemia. Necessitamos de adultos na fé e de uma «conversão da mentalidade pastoral»! Não podemos enfrentar os desafios de hoje com respostas de ontem. Temos necessidade de, na alegria da fé, criar condições, itinerários e estretégias criativas para, entes de mais, dialogar com os adultos de hoje e, por fim, colaborar no sentido das palavras do apóstolo Paulo: «quando me tornei home, deixei o que era próprio de criança» (1Cor 13,11)". 

 

Ficha Técnica

Título: Converter Peter Pan. O destino da fé na sociedade da eterna juventude
Autor: Armando Matteo
Ano de edição ou reimpressão: 2022
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 160
ISBN: 9789896738266

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail