Recomendamos: «Do lado de cá da meia-noite. Atravessar a crise.»

Livros 29 maio 2021  •  Tempo de Leitura: 2

 

Dom António Couto não desilude. Para quem se interessa pelo estudo da Palavra de Deus, recomendo o bispo de Lamego que é um fervoroso biblista.

 

Ler este livro, recordo de novo, as suas aulas na Universidade Católica de Lisboa no inicio da década de 90 do século passado. António José da Rocha Couto, mais conhecido entre os alunos pelos apelidos, deslocava-se do norte para em dois dias lecionar a cadeira de Pentateuco. Aulas sempre cheias para ouvir o entusiasmado professor explicar o Êxodo bíblico.

 

Aprendi com o Rocha Couto a riscar, sublinhar, escrever notas laterais, ligações entre o Antigo e o Novo Testamentos… Ou seja, aprendi que a Bíblia não é um livro para se ter numa estante, mas para ser trabalhado, estudado e meditado. Esta nova publicação é o resultado de trabalho idêntico. Trabalho de quem não se cansa de procurar o que a Palavra nos diz hoje e agora, no momento que vivemos.

 

São apresentados seis ensaios. O autor faz-nos ver em todos eles que a dor e o sofrimento que atravessamos, tal como nas narrativas bíblicas, não são o fim mas o princípio de um novo ser. Onde tudo parece perder-se surge Deus que tudo reconstrói. 

 

A Bíblia descreve-nos a atuação de Deus na História. Um Deus que nos amou primeiro. Um Deus que vem ao encontro do ser humano mesmo quando esse O esquece. Um Deus que renova a aliança e, como por consequência, a Esperança!

 

As principais fontes de D. António Couto, são naturalmente bíblicas, mas o diálogo com o pensamento e a cultura atuais é uma constante.

 

Não tenho dúvidas que esta obra nos ajuda a atravessar a crise.

 

Boa leitura.

 

 

Ficha Técnica
Título: Do lado de cá da meia noite. Atravessar a crise
Autor: António Couto
Coleção: Teológica
Secção: Pastoral
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 152
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021929

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail