Livro da Semana: «O tempo é agora»

Livros 27 janeiro 2021  •  Tempo de Leitura: 4

«Este livro é sobre o profeta que há em ti»: não podia ser mais explícito o propósito da autora de “O tempo é agora”, Joan Chittister, recentemente publicado pela Paulinas Editora.

 

Quem são os profetas de hoje? «O profeta é a pessoa que diz não a tudo o que não seja Deus. Não ao abuso de mulheres. Não à rejeição do estrangeiro. Não a crimes contra imigrantes. Não aos danos infligidos às árvores. Não à poluição dos céus. Não à contaminação dos oceanos. Não à ignóbil destruição da humanidade em prol de mais riqueza, mais poder e mais controlo nas mãos de um pequeno número. Não à morte.»

 

A espiritualidade profética consiste na «tomada de consciência, da opção, do risco, da transformação. Tem a ver com o abraço à vida, com a busca de integridade, com a aceitação dos outros e com a chamada à cocriação. É uma forma de viver com os olhos bem abertos e os corações cheios de fervor frente à totalidade da vida. (…) Em suma, a espiritualidade profética tem a ver com a vivência da nossa fé pelas ruas do mundo, e não apenas com as conversas acerca da mesma. A fé não presta, a menos que seja vivida. É essa a mensagem básica dos profetas, que é tão verdadeira hoje como o era há milhares de anos».

 

Os profetas da Bíblia «eram as sirenes no meio da noite, os semeadores de sementes lançadas muito longe, os eternos agitadores na alma do povo, da nação, verdadeiros archotes no meio da tenebrosa confusão». «Optavam pela coragem. Optavam pela expansão da alma. Optavam por arriscar a sua vida por aquilo que devia ser, em vez de apostar o seu bem-estar, a sua segurança, a orientação das suas vidas naquilo que já era.»

 

A concluir o texto introdutório, a autora sintetiza o seu propósito: «Aquilo que se segue nas próximas páginas são as sementes da tradição profética. A minha esperança é que elas implantem no leitor uma vida nova, um novo apreço pelos outros, uma nova forma de viver para Deus que inflame o seu coração com o desejo de mudar o mundo. Para bem de todos nós».

 

A autora

 

Joan Chittister, religiosa beneditina norte-americana, é uma personlaidade notácel, tanto no seu país como a nível internacional. 

 

Chittister é uma veemente defensora da justiça, da paz e da igualdade - sobretudo a favor das mulheres - e tem sido uma das vozes espirituais viosnárias da América, há mais de trinta anos. Tem centrado o trabalho da sua vida no desenvolcimento da espiritualidade contemporânea, numa redefinição e renovação da vida beneditina para quem a procura atuaemnte, e da jutiça, para os aporimidos e marginalizados, de modo particular os presos. 

 

É membra fundadora da Global Peace Initiative of Women, uma organização parceira da ONU. O objetivo da organização é desenvolver uma rede mundial de mulheres que promovem a paz. Como co-presidente deste grupo, ela facilitou reuniões de líderes espirituais em todo o Oriente Médio, na Ásia, África, Extremo Oriente e Europa.

 

 

Por Paulinas Editora, publicou os livros: A dádiva dos anos. O Sopro da vida interior e Os tempos do coração.

 

Título: O tempo é agora - Um chamamento para uma coragem invulgar
Autora: Joan Chittister
Editora: Paulinas
ISBN: 978-989-673-765-8

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail