Sugerimos: «Sonhemos Juntos» Papa Francisco

Livros 17 janeiro 2021  •  Tempo de Leitura: 4

«Em Sonhemos Juntos o Papa Francisco traz-nos uma mensagem de esperança»

 

Num livro intimista e encorajador, o Papa Francisco, em conversa com Austen Ivereigh, aborda temas fraturantes da sociedade que que vivemos: os protestos antirracistas aquando da morte de George Floyd, o derrube das estátuas e as tentativas de «purificar» a história; o papel das mulheres e a liderança feminina em tempos de crise; as origens da crise dos abusos na Igreja - e. o paralelismo com o movimento #MeToo; a mudança que, segundo o Papa, só pode vir das periferias da sociedade e de uma política centrada na fraternidade e na solidariedade; a polarização na Igreja e na sociedade, e como as diferenças podem ser produtivas; a necessidade de um rendimento básico universal e fortes restrições face a uma economia de mercado liberal para permitir o acesso ao trabalho, maior igualdade e a recuperação ecológica; a necessidade de reabilitar a Política: o serviço ao bem comum; as «Covids» pessoais de Francisco: períodos de crise na vida que o mudaram profundamente; as origens da crise ambiental. 

 

«Qual é o fruto maior de uma “COVID” pessoal? Eu diria que é a paciência condimentada com um sentido de humor são, que permite que aguentemos e criemos espaço para a mudança.» Em Sonhemos Juntos o Papa Francisco traz-nos uma mensagem de esperança. Vivemos um momento único, a crise da Covid expôs como nunca a crueldade e a iniquidade da nossa sociedade, mas também a resiliência, a generosidade e a criatividade de tantas pessoas.

 

Com uma franqueza sem precedentes, o Papa Francisco revela como três crises na sua vida o fizeram mudar para melhor. Perante a crise temos duas escolhas: voltar a um estado de pré-crise ou, com coragem, aprender, mudar e emergir melhores do que éramos antes. O Papa Francisco exorta-nos a não baixar os braços, a não permitir que a dor porque todos passámos tenha sido em vão.  Atrevamo-nos a sonhar.

 

«O nosso maior poder não é o respeito que os outros nos têm, mas sim o serviço que podemos oferecer aos demais.»

 

«Temos de redesenhar a economia de tal modo que possa oferecer a cada pessoa o acesso a uma existência digna, e que ao mesmo tempo proteja e regenere a natureza.»

 

Sobre a autor

Jorge Mario Begoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 2936, filho de emigrantes italianos. Foi ordenado sacerdote na Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1969, nomedado Provincial em 1973 e Reitor do Colégio Máximo, em Buenos Aires, em 1980. Foi ordendado Bispo em 1992, nomeado Arcebispo de Buenos Aires em 1998, e Cardeal em 2001. A 13 de março de 2013, foi eleito Bispo de Roma, o 226º Papa da Igreja Católica.

 

Auten Ivereigh é um escritor e jornalista britânico e autor de duas biografias do Papa Francisco: The Great Reformer (O Grande REformador, em 2015) e Wounded Shepherd (2019). É mebro do Campion Hall, na Universidade de Oxford. 

 

Ficha Técnica

 

Título:  Sonhemos Juntos

Subtítulo: O caminho para um futuro melhor

A autora:  Papa Francisco

Género: Desenvolvimento pessoal, espiritualidade.

Nº de páginas:  160

Data de saída:  12 janeiro 2021

ISBN:  978-989-777-436-2

 

[Press Planeta]

 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail