Evangelizar e servir

Liturgia 6 fevereiro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Ai de mim, se não evangelizar! É assim que São Paulo afirma que a sua vida não tem sentido se não se dedicar apaixonadamente ao anúncio do Evangelho! Para o Apóstolo Paulo evangelizar é uma urgência, uma obrigação, um serviço, uma necessidade. Ele faz tudo por causa do Evangelho, para ganhar alguns. E nesta missão não reclama direitos, nem recompensas e evangelizar não é para ele um título de glória, mas quer simplesmente anunciar o Evangelho, a todos e por toda a parte. Paulo percebeu, após a sua conversão, que o bem maior que poderia partilhar era o Evangelho que recebeu de Cristo. Movido pela força do Espírito, pela paixão e pela urgência da missão, Paulo emita Jesus no serviço aos irmãos. 


 
Nos Evangelhos encontramos então a missão de Jesus, anunciar a Boa Nova, com gestos e palavras. Neste domingo S. Marcos diz-nos como está cheia “a agenda” de Jesus, descrevendo as múltiplas atividades num denso dia de evangelização. Descobrimos, então, que a sua missão é para os outros pois faz suas as preocupações e esperanças de todos. Mas antes de tudo vai à sinagoga. Para Jesus, o tempo de oração é prioritário, estar em comunhão com o Pai, buscar força e alento, a fim de realizar a sua missão. E no final do dia retira-se para lugares solitários, para novamente estar em intimidade com o Pai. Do encontro com Deus passa ao encontro com os homens para anunciar o Reino, ensinado e curando. Sensibilidade e preocupação com os que sofrem é o grande ensinamento que Ele nos oferece. 
 

A missão da evangelização deve passar por aqui, muito mais nos tempos que vivemos. Evangelizar deve ser mostrar aos que sofrem, que Jesus está aí e mostra-se naqueles que os cuidam com amor e dedicação. 
 

Somos todos chamados a evangelizar! Que dentro das limitações e possibilidades o façamos junto dos nossos irmãos que estão doentes e mais sós.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail