Ser terra de Deus

Liturgia 11 julho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Para muitos de nós, o verão está fortemente associado a férias. Infelizmente, este ano, o gozo do tempo de descanso está naturalmente condicionado pela temática COVID-19. Não temos outro remédio se não aceitar as medidas em vigor para não sermos apanhados nas garras deste vírus, nem sermos causa de contágio para os outros.

 

Mas o tempo quente é também a época propícia para o amadurecimento de uma gama variada de produtos agrícolas, alguns dos quais semeados com trabalho árduo, nos meses de inverno. As longas planícies do Ribatejo, a extensa terra ondulada do Alentejo, as pequenas áreas, os poios, nos socalcos da Madeira ou as verdejantes vinhas das encostas no Norte, testemunham o esforço de muitos agricultores do nosso país.

 

Neste tempo, ouvimos, de novo, a parábola do semeador. Através dela, S. Mateus procura explicar o modo como o Reino de Deus se torna realmente presente. Quais os passos para que a realidade divina se realize em nós? Que tipo de terra somos? Porque é que não produzimos mais bons frutos?

 

Deus é um semeador generoso que lança as sementes em lugares improváveis. A semente da Palavra é oferecida a todos sem exceção e não apenas àqueles que à partida garantem mais frutos. Na verdade, não é raro acontecer que os terrenos classificados pelo olhar limitado do avaliador como inapropriados se tornem naqueles que mais produzem aos olhos de Deus.

 

Ser terra de Deus. Ser terra sagrada. Ser lugar onde as sementes de Deus crescem e dão fruto. Esta é a nossa vocação enquanto batizados. Só assim, o Reino de Deus se torna uma presença neste mundo.

 

Somos feitos de palavras. De muitas e variadas palavras. De muitas e variadas sementes. Mas precisamos de ser constantemente revisitados pelo divino semeador para que a sua palavra predomine e faça crescer em nós a obra de Deus. Cuidemos da nossa terra. Façamos a nossa parte, como empenhados agricultores. Se agirmos como agricultores diligentes em acolher as sementes da Palavra de Deus, os bons frutos irão certamente surgir.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail