Celebrar e viver a fé em casa

Notícias 23 janeiro 2021  •  Tempo de Leitura: 4

Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa

 

1. Tendo consciência da extrema gravidade da situação pandémica que estamos a viver no nosso País, consideramos que é um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação.

 

2. Nesse sentido, embora lamentando fazê-lo, a Conferência Episcopal Portuguesa determina a suspensão da celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações. As Dioceses das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira darão orientações próprias.

 

3. Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital.

 

4. As exéquias cristãs devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de maio de 2020 e das autoridades competentes.

 

5. Exprimimos especial consideração, estima e gratidão a quantos, na linha da frente dos hospitais e em todo o sistema de saúde, continuam a lutar com extrema dedicação para salvar as vidas em risco. Que Deus abençoe este inestimável testemunho de humanidade e generosidade e que eles possam contar com a solidariedade coerente e responsável de todos os cidadãos, a fim de que, com a colaboração de todos, possamos superar esta gravíssima crise e construir um mundo mais solidário, fraterno e responsável.

 

6. Pedimos que, a nível individual, nas famílias e nas comunidades, se mantenha uma atitude de constante oração a Deus pelas vítimas mortais da pandemia, pedindo ao Senhor da Vida que os acolha nos seus braços misericordiosos, e manifestamos o nosso apoio fraterno aos seus familiares em luto.

 

Lisboa, 21 de janeiro de 2021

 

 

Transmissões de Eucaristias

 

Arquidiocese de Braga

A Eucaristia será transmitida nas páginas de Facebook e YouTubeda Arquidiocese, todos os dias, a partir da Sé Catedral de Braga. 

Tem lugar, de segunda a sábado, às 17h30, e aos domingos às 11h30.


Santuário de Fátima

O Santuário transmitirá diariamente três missas – às 11h, 12h30 e 15 horas – a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Estas celebrações poderão ser seguidas em www.fatima.pt, através do Facebook e canal YouTube do Santuário, bem como do MEOKanal, posição 707070.

 

Patriarcado de Lisboa

Nesta página, apresentamos os horários e os links para cada transmissão. Os dados apresentados são da responsabilidade de cada paróquia. Sugerimos que confirme os horários junto das redes sociais ou site de cada paróquia. 

 

Televisão

Ao domingo, pode contar com uma eucaristia na RTP1 às 10h30 e outra na TVI às 11 horas.

TV Canção Nova: Todos os dias às 10h59. Ao domingo há transmissão da Eucaristia em directo do Vaticano, às 9 horas.

O canal Canção Nova está disponível nas seguintes operadoras:

  • MEO: canal 182;

  • NOS: canal 186;

  • Vodafone: canal 187;

  • Nowo: canal 145.

 

Recitação do Terço

De Segunda a Sexta – às 18h30 e às 21h30.

Em directo da Capelinha das Aparições, do Santuário de Fátima, a Renascença transmite a recitação do Rosário entre as 18h30 e as 19h. O convite é para que fique em comunhão com os milhares de ouvintes que diariamente acompanham esta Oração pela Renascença.

 

 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail