WEB: Click to Pray

Pastoral da Comunicação 25 janeiro 2019  •  Tempo de Leitura: 4

Durante a recitação do ângelus, no passado domingo dia 20 de janeiro de 2019, o papa Francisco disse da janela do seu apartamento pontifício: “Gostaria de apresentar-vos a plataforma oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, Click To Pray. Ali vou inserir as intenções e pedidos de oração pela missão da Igreja”. A dois dias do início da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, ele acrescentou ainda: “Convido-vos sobretudo a vós, jovens a descarregar a aplicação Click to Pray, continuando a rezar, juntamente comigo, o rosário pela paz”. De tablet na mão e acompanhado pelo diretor da Rede Mundial de Oração do Papa, pe. Frédéric Fornos, o Sumo Pontífice criou um “perfil especial de utilizador” nesta aplicação.

 

É assim que esta semana a minha sugestão passa pela aplicação “Clique para rezar”. Esta é uma plataforma digital que nos oferece propostas de oração para três momentos do dia.

 

Ao entrarmos em www.clicktopray.org encontramos um ambiente agradável com um design atual e onde facilmente se consegue aceder às várias opções disponíveis. Como não poderia deixar de ser, dependente da hora em que entramos na página, dispomos automaticamente da oração para esse tempo (manhã, tarde, noite).

 

No item “reza cada dia” poderemos dizer que temos o repositório de todas as orações que já foram produzidas e aconselhadas a serem rezadas por todos. Organizadas sequencialmente por dia, mas distribuídas pelos três momentos, existe ainda a possibilidade de pesquisarmos as orações para uma determinada data.

 

Caso pretenda saber quais as intenções do Papa Francisco para o corrente mês, pode clicar na opção “reza com o Papa”. Aí facilmente encontra quais são os propósitos do sucessor de Pedro para um determinado mês e ainda uma proposta de oração que está no seguimento dessa intenção.

 

Um espaço que depende inteiramente do visitante é o “reza em rede”. Onde, conforme o nome indica, poderemos escrever a nossa oração / prece que é composta por três partes (título, oração e imagem) e que depois de aprovada, é publicada, tornando-se assim disponível para todos os que visitem esta página concreta.

 

Na opção “blog” encontramos um conjunto de notícias que vão sendo escritas pela equipa do Apostolado da Oração e que de uma forma sequencial, poderemos ir agradavelmente consultando.

 

Por último aconselhamos duas ferramentas que poderemos descobrir na parte inferior da página inicial. Em comunidade click to pray, através de um mapa, vemos onde se encontram geograficamente distribuídas as pessoas desta comunidade. Por outro lado, mais abaixo encontramos os rostos de todos aqueles e aquelas que aderiram a este mais recente e fantástico projeto.

 

Aqui fica a sugestão para que acompanhem diariamente este projeto seja: visitando esta página; instalando a aplicação no vosso dispositivo móvel (ios e android); seguindo o seu perfil nas redes sociais (facebook, twitter, youtube); assinando a newsletter. Porque a aplicação click to pray “ajuda-te a viver cada dia de forma diferente, com Jesus e unido ao Santo Padre”.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail