Dar está fora de moda

Razões para Acreditar 4 abril 2024  •  Tempo de Leitura: 3

A verdade é que estamos tão distorcidos pelas regras do mercado que já não sabemos receber. Desconfiamos.

 

Nos tempos ultramercantis que correm, em que tudo se compra e vende, oferecer é cada vez mais raro. A própria palavra "oferecer" já soa mal. A ideia é que ninguém dá nada, que tudo traz água no bico, e que os almoços de graça são aqueles que acabam por sair mais caros.

 

Mais raro ainda do que saber dar — dar sem esperar nada em troca — é saber receber. Será que nos esquecemos de como reagir a uma dádiva?

 

Por razões domésticas desinteressantes, vi-me a braços com uma abundância de miolo de amêndoa e de nêsperas. Dividi tudo em saquinhos de papel e desatei a tentar distribuí-los por toda a gente com que me encontrava.

 

Já desconfiava que as pessoas não queriam as nêsperas — sabe Deus porquê — e, para escoá-las, pensei exigir que recebessem um quilo de nêsperas por cada 250 gramas de amêndoas. Mas nunca imaginei que também não quisessem as amêndoas.

 

A verdade é que estamos tão distorcidos pelas regras do mercado que já não sabemos receber.

 

Desconfiamos. Reagimos como se nos estivessem a propor um contrato. Aliás, como se estivéssemos a contrair um empréstimo: aquelas inocentes amêndoas reapareceriam no Verão, invocadas com dureza bíblica: "Então, não me dás uns pêssegos? Ou já te esqueceste das amêndoas que me impingiste?"

 

Mas também aprendi que saber receber é uma arte. Ao contrário de todos aqueles que reagiram como se eu lhes estivesse a cravar frutas preciosas, houve quem fingisse que tinha sido surpreendido por uma festa. "Para mim? Quanto é que tenho de pagar? Nada?! Mas não pode ser! São nêsperas tão bonitas!"

 

É uma verdade muito antiga que uma pessoa se sente bem quando dá. Há um lado útil — de não deixar estragar as coisas —, mas também há um lado quentinho, que vem de dar prazer a outra pessoa.

 

Será que é por isso que as pessoas hesitam tanto em receber uma oferta? Para não dar ao dador a satisfação que daí resulta? Cheira-me que vou ter de começar a pagar a quem se digne receber as minhas oferendas.

 

[@

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail