Rezar a Vida: em unidade com o Papa

Com a alegria do Cristo ressuscitado, desejar revigorar a minha vida cristã

 

Graça a pedir 

Em unidade com o Papa, re-inventar uma vida de simplicidade, acolhimento e serviço

 

Ler

 
 
Homilia do Papa Francisco no dia de São José de 2013
 
«José é “guardião”, porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!»
 
Do Evangelho de São João (Jo 2, 1-5)
 
Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!» Jesus respondeulhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!»

 

Rezar (um ponto, alguns ou todos, conforme se sentirem tocados)

 
 
1. Olhando para o Papa Francisco, que sentimentos, moções vou experimentando? Como recebo o sorriso alegre e caloroso de Francisco? Consigo retribuir esse acolhimento àqueles com quem me cruzo?

 

2. Lendo “com realismo os acontecimentos” da minha vida, que facetas precisam mais de ternura, bondade, humildade e serviço? Que factores dificultam a minha disponibilidade em guardar Cristo “para os outros e para a criação”?

 

3. Tal como o disse aos serventes, também hoje me diz, a mim, para fazer aquilo que Jesus me indicar. Maria está atenta à minha vida e compreende as minhas consolações e desolações. Tenho usufruído da sua intercessão para me ajudar a perceber e cumprir a missão que Deus me entrega? Como tenho seguindo o exemplo de disponibilidade e simplicidade de Maria e José?

 

 

Atuar  

Cada dia, concretizar, pelo menos, uma acção que reflita os exemplos de entrega, acolhimento e simplicidade de Maria, José ou Francisco.

 


[imagem: ©Madonna and Child_Alek Rapoport_1988]

Susana Viseu Faria

Cronista Rezar a vida

Casada. Licenciada em Relações Internacionais. Trabalha no SEF. Franciscana de crescimento cristão, presentemente aprendiz e encantada com a espiritualidade inaciana. Animadora de uma CVX. Adora ler, ver filmes e séries e viajar. É uma food lover tourist. Considera-se uma eterna estudante. Forte nas relações. Idealista e produndamente crente nas potencialidades do Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail