Recomendamos: «Descalça as tuas feridas»

«Nenhum de nós sabe realmente que tem tudo até ser confrontado com o Nada. Todos tratamos por tu a pobreza, a miséria, a tristeza e até a morte. Achamo-nos conhecedores de tudo o que se passa mundo fora, só porque este nos entra casa adentro todos os dias, enquanto pousamos os talheres do jantar. Mas não. Não conhecemos nada até aterrarmos num lugar onde o Nada é tudo.» in, "Num avesso do mundo"

 

Foi assim que a Marta Arrais iniciou a sua primeira crónica no iMissio, em Dezembro de 2014. No passado dia 7 foi o lançamento do seu primeiro livro. Por esse motivo e pela imensa alegria vivida por toda a Comunidade iMissio, que este mês recomendamos: «Descalça as tuas feridas», da Paulus Editora.

 

Falar da Marta e da obra que reúne algumas das suas crónicas se, por um lado, é-nos fácil por ser uma das nossas, por outro revela-se tarefa complicada pois podemos deixar algo por escrever. Pela amizade, por ser colega de trabalho e do iMissio, a Marta convidou-me para apresentar o seu livro.

 

O primeiro encontro com a Marta foi quando ela chegou à minha escola como professora de Inglês. A amizade nasceu e foi crescendo ao longo dos anos. E foi neste contexto que fui lendo a sua escrita numa rede social. Tal como o principezinho foi cativado pela sua rosa, assim a minha amiga me prendeu aos seus textos. Passado algum tempo surgiu como natural o contato com o Bento Oliveira, coordenador da Comunidade iMissio, tendo em vista o convite para que a nossa autora escrevesse as suas crónicas no nosso site. Em menos de 24 horas o "negócio foi fechado".

 

No lançamento do livro, li uma passagem das cartas de Santo Ambrósio, bispo de Milão no século IV: «Quem recolhe a água dos montes ou a tira e bebe das fontes, pode enviar o seu orvalho como as nuvens. Enche, portanto, o teu coração com esta água, para que a terra da tua alma seja regada e tenhas a fonte em tua própria casa. Quem muito lê e entende, enche-se com aquilo que lê; e quem está cheio pode regar os demais; por isso, diz a Escritura: Se as nuvens estão cheias, derramarão chuva sobre a terra.»

 

É assim que eu vejo a nossa cronista. Ao ler os seus textos, percebemos que é uma jovem que está atenta à vida que a rodeia; que a questiona; que procura ver todos os lados, todas as vertentes possíveis da realidade. Tenta ultrapassar a resposta simples e imediata das problemáticas que habitam a humanidade. Ela procura, do seu ponto de vista, a essência do ser humano. E por viver assim consciente, partilha connosco a sua reflexão através destas crónicas.

 

A obra aborda várias temáticas, porque a autora também tem no seu currículo, além da docência, a coordenação de grupos de jovens paroquiais e respetiva catequese, o voluntariado na Juventude Hospitaleira com pessoas com doença mental em Portugal, Espanha e Moçambique... Por essa razão encontramos em muitos dos seus textos esse grande continente chamado África e as duras realidades da doença, pobreza e sofrimento. Também, encontramos o amor, a família, a guerra e a paz, a amizade, o perdão, a perda e o encontro, a fé e Jesus Cristo.
 
«Descalça as tuas feridas» é um livro que aprofunda e aumenta a nossa compreensão da vida, com grande sensibilidade.

 

Parabéns, Marta Arrais. Obrigado pela tua partilha. Esperamos que nos continues a surpreender e a despertar para um mundo que, cada vez mais, é apenas bicolor.
 
Ficha Técnica 
Título: Descalça as tuas feridas 
Autor: Marta Arrais 
Coleção: Questões atuais 
Secção: Atualidade 
Formato: 15 cm x 23 cm 
Páginas: 136 
Editora: Paulus Editora 
ISBN: 9789723019476 

 

Paulo Victória

Cronista

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail