Recomendamos: «Conversas em altos voos»
Mais um livro sobre o Papa Francisco. Poderia parecer repetitivo, mas não é. E é por isso que este mês recomendamos: «Conversas em altos voos», da Paulus Editora.
A simplicidade de Francisco continua a ser desconcertante. É esta naturalidade que transparece de imediato ao ler as primeiras páginas escritas pela Aura Miguel. Esta jornalista da Rádio Renascença é sobejamente conhecida de todos os portugueses. É a única vaticanista nacional que integra habitualmente a comitiva de jornalistas que viaja a bordo do avião papal. Seguiu de perto João Paulo II e Bento XVI.
Agora viaja com Francisco e é a entrevista que lhe fez a 8 de setembro de 2015 que dá origem a esta obra. No entanto, são várias as razões que me levam a recomendá-lo.
A primeira tem a ver com um diálogo que tive com a autora no dia 10 de junho de 2015. Aura Miguel prefaciou um livro de Austen Ivereigh sobre Francisco e este foi apresentado naquela data na Feira do Livro de Lisboa. Recordo o brilho no seu olhar, quando na "varanda" do auditório da Feira, em pleno parque Eduardo VII, relatava o desejo de ter uma entrevista com o Papa. Vi, naquele dia de imenso sol sobre Lisboa, que a luz que emanava do sorriso tão característico da Aura Miguel era de intensa esperança. Contou-me todo o processo que vem descrito no livro: o pedido e o facto do Santo Padre "estar em dívida" para com ela. O resto, não. Nem ela sabia. Pois, como vem no livro, só passados 3 dias iria escrever uma carta para enviar aos secretários do Papa e só no mês seguinte, a 5 de julho, receberia a resposta tão esperada. São todas estas peripécias que esta obra revela.
Outra razão é a descrição que a autora nos faz do Papa Francisco a bordo do avião. A naturalidade com que fala com os jornalistas. A forma como encara os lugares que visita. A descontração com que responde às questões colocadas pelos "leões" da informação sobre os mais variados temas.
Finalmente, a própria entrevista. Estávamos praticamente no inicio do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A crise dos refugiados; os jovens; a Europa; a Igreja universal e a Igreja em Portugal; a vinda a Fátima pelo Centenário das Aparições são diversos os temas abordados naquela hora de franca e a aberta conversa entre Francisco e a Aura Miguel.
Neste livro podemos ainda encontrar uma bela "reportagem" fotográfica, quer da entrevista, quer de toda a história relatada para alcançar essa mesma.
Esta obra é uma boa proposta para a preparação da receção do Papa em Fátima. Leitura fácil e cativante como só a autora consegue fazer e que bem conhecemos de outras obras anteriores e das reportagens na Renascença.
Boa leitura.