A Confissão explicada passo a passo numa criativa animação | Vídeo

Deus não se cansa de perdoar! Nesta Quaresma aproximemo-nos dele que quer transformar o nosso coração.

 

Uma das melhores práticas neste tempo da Quaresma é aproximar-se do sacramento da confissão ou da reconciliação. Este vídeo educativo que faz parte de uma série de vídeos de VCAT (vídeo catecismo), recorda-nos a bênção que significa que podemos receber (sempre que necessário), o perdão e a misericórdia de Deus. Se o transferirmos para a experiência humana, compreender a natureza deste sacramento é tão difícil como perdoar inúmeras vezes a mesma pessoa que nos ofende; repetir os mesmos erros. Humanamente isto seria impossível. Mas para Deus não é. Esta é uma das maiores riquezas da confissão: o perdão sem limites e com a única condição de estar verdadeiramente arrependido e disposto a cooperar com a graça que Deus nos dá.
 
 
 
Deus, em sua infinita bondade, sabe que os seres humanos precisam de sinais sensíveis para experimentar realidades concretamente invisíveis. Ninguém se sente perdoado se ao pedir desculpas recebe em troca o silêncio de seu agressor, é necessário um gesto, uma palavra, um sinal de perdão. Este sinal sensível do perdão de Deus torna-se concreto nas palavras do padre no momento da absolvição. Deus realmente perdoa, apaga do nosso coração a ferida dos pecados atuais, falhas conscientes e vergonhosas; a sua misericórdia é capaz de restaurar os nossos corações e devolver-nos um espírito novo, renovado na sua graça, amizade e proximidade com Ele.
 
 
Por que não apreciar o grande dom deste sacramento? Por que privar-nos de receber o impulso da graça, apenas por causa da vergonha ou medo? Já dizia o santo: “o Diabo tira a vergonha na hora de pecar e a devolve em dobro na hora de pedir perdão”.Não permitamos que a vergonha ou medo nos mantenham afastados da bondade de Deus, um bom Pai que nos espera no confessionário com o mesmo abraço com que abraçou o filho pródigo. Aproximemo-nos dele e peçamos para curar as feridas do nosso coração e nos mantenha cada dia mais unido a ele.
 
Lembre-se as palavras do Papa Francisco: "Deus não se cansa de perdoar, nós é que nos cansamos de pedir perdão".

 

[Por Astrid Duque | ©CatholicLink | Tradução: Bento Oliveira iMissio]
 
Veja Também

 

iMissio

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail