Livro da semana: «Por último virá a morte… e depois?»

«Aquilo a que a lagarta chama fim do mundo,
o resto do mundo chama borboleta.» Lao Tze
 
Paolo Scquizzato surpreende-nos uma vez mais ao refletir sobre a questão da morte e do Além (escatologia). Ao longo dos tempos o ser humano tem vivido angustiado, perturbado e inquieto sobre: “o limite último, a humilhação final da história pessoal, ou seja, a morte e aquilo que há – ou não há – depois dela.”

 

Este livro surge para dar continuidade à reflexão que foi proposta ao autor para abordar esta temática em encontros sobre o tema, que o deixou, numa primeira fase, algo hesitante, uma vez que reconhece a dificuldade em os aportar. Paolo Scquizzato assume que não pretende com este ensaio dar “lições frontais” sobre estas temáticas, mas, ajudar o leitor a responder “àquelas interrogações que cada um de nós traz dentro de si e que, de vez em quando, é possível exprimir, inclusive em voz alta.”

 

Esta obra tem o propósito de colocar no centro da reflexão cristã temas que estão subjacentes ao “aquém” e ao “além”, tais como: a morte, ressurreição, alma e corpo, juízo, pecado, purgatório, Inferno, Paraíso, plenitude, eternidade, etc.

 

Passamos agora a disponibilizar algumas questões que consideramos pertinentes e que estão presentes neste livro:

 

“O que se entende no Evangelho por vida eterna?
[…]
Se a «vida ressuscitada» deve ser vivida aqui, nesta terra, o que significa então aquela passagem em que Jesus diz: «Vou preparar-vos um lugar?»
[…]
E quando a morte biológica nos tocar, o que sucederá?
[…]
O que ressuscitará de nós?
[…]
Que faremos como ressuscitados?
[…]
O Além deve ser pensado como um lugar?
[…]
Como podemos entender o Purgatório, hoje?
[…]
Os crentes podem fazer alguma coisa por estas «almas» do Purgatório?
[…]
E do Paraíso, o que podemos dizer?
[…]
Mal se morre, para onde se vai?
[…]
Em suma, como devemos pensar a «justiça de Deus»?
[…]
Podemos dizer alguma coisa sobre a reincarnação?
[…]
A cremação é lícita?
[…]
Que podemos dizer quanto à dispersão das cinzas?”

 

Recorrendo às palavras do autor, consideramos que a temática desenvolvida neste ensaio pode dar um considerável contributo para “ajudar as mulheres e os homens de hoje a viver o momento presente, longe de estéreis medos e de inúteis sentimentos de culpa, mas sobretudo com um sentido, na serena consciência de que aquilo que nos espera no fim da vida será apenas um abraço de completamento e de eternidade.”
 
Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:

 

“Paolo Scquizzato pertence à Sociedade dos Sacerdotes de São José Bento Cottolengo. Dedica-se à pregação e à formação espiritual, em particular, do laicado, e dirige a casa de espiritualidade Mater Unitatis de Druento (Turim). www.paoloscquizzato.it
 
Outro livro do mesmo autor (Ed. Paulinas): «O elogio da Imperfeição – O caminho da fragilidade», também pode ver a sinopse – Livro da semana iMissio (01-06-2016).

 

Índice temático:
Além; Alma; Aquém, Céu; Corpo; Cremação; Escatologia; Eternidade; Imortalidade da alma; Inferi; Inferno; Juízo; Limbo; Paraíso; Pecado; Plenitude; Purgatório; Reincarnação; Ressurreição; Segunda Morte, Transfiguração; Vida Eterna.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto

 

Ficha técnica: Título – Por último virá a morte… e depois? Reflexões sobre o viver e o viver mais | Autor – Paolo Scquizzato; Ilustração da Capa – Filippo Rossi| Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Out. 2016, 112 págs. | Coleção – Grão de Mostarda | ISBN: 978-989-673-547-0.

 

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail