Comunidade de Amor!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! É assim que começamos o dia, uma oração (comunitária ou particular), é assim que terminamos o dia e uma oração (comunitária ou particular). Tudo na vida do crente concorre discorre no mistério, na vida, no amor e na comunhão da Trindade.

 

Um autor anónimo recorda um diálogo entre um muçulmano e um cristão.

 

“-Dizia um muçulmano: «Para nós, Deus é um; como poderia ter um filho?»
- Respondia um cristão: “Para nós, Deus é amor: como poderia viver sozinho?”

 

Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Toda a nossa fé assenta na relação com Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Acreditámos num só Deus, mas a sua vida íntima é tão rica que é constituída por três Pessoas distintas entre si – a Santíssima Trindade, mistério essencial da fé cristã. Deus é um "complexo relacional" de três pessoas distintas pessoais, ou seja, o Deus único possui a própria essência na relação vital de três Pessoas.

 

Em Deus há uma só natureza e por consequência uma única atividade de conhecimento e de vontade. Mas há três sujeitos desta única atividade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo exercem os três esta atividade apropriando-se dela cada um à sua maneira. Há uma única consciência divina que pertence ao Pai como consciência paterna, ao Filho como consciência filial e ao Espírito Santo como consciência recebida do Pai e do Filho.
 
A Trindade é um mistério para todos nós, que supera a compreensão humana. É entendida nesta comunhão de Deus em Jesus e no Espírito Santo, Comunidade de Amor. Comunidade de amor que ama e gera vida derramada no coração da humanidade. Vive-se a Trindade vivendo o amor verdadeiro, mas especialmente nas suas características de relação, partilha, comunhão material e espiritual. Assim como Jesus nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo, também nós devemos ser com Cristo, pela ação do Espírito Santo, num movimento constante de projeção para o Pai.

 

Citando Ermes Ronchi “se Deus se realiza na comunhão, assim acontecerá também com o homem (…) O homem não é só criado à imagem de Deus: muito mais! É feito à imagem e semelhança da Trindade. À imagem e semelhança da comunhão, do vínculo de amor, mistério de singular e plural” (A Esperança que nasce da Palavra).

 

Quem não entra na dança das relações é porque ainda não encontrou a manifestação verdadeira do Amor. Diz Santo Agostinho “Se vives o amor, contemplas a Trindade” (De Trinitate). Como cristãos temos que experimentar a caridade, o amor para com os outros, é este o estilo de vida cristão.

 

No Evangelho de hoje, Jesus apresenta a relação de comunhão de vida e de amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Uma comunhão que não se esgota no interior de Deus mas comunica-se a todos nós. Deus envia o Seu Filho para salvar o mundo. A dinâmica interna do amor na Trindade, manifesta-se na urgência da salvação da humanidade. Deus não quer que ninguém se perca, mas faz tudo para que o nome do Seu Filho seja conhecido em toda a terra.

 

Se recuarmos ao início do Evangelho de João, diz o Prólogo que Deus comunicou com os homens e revelou-se definitivamente no Filho, Palavra feita carne pelo poder do Espírito Santo (Jo 1, 14). Deus manifesta-se publicamente no interior da história da humanidade quando nas águas do Jordão a voz do Pai é escutada e o dinamismo do Espírito Santo paira em Jesus de Nazaré.

 

Nos discursos de despedida, Jesus promete várias vezes aos discípulos que enviará o Espírito Santo. O Espírito Santo que o Pai enviará em nome de Jesus, para fazer memória e ensinar. O Espírito que o Pai enviará em nome do Filho…

Nuno Monteiro

Redator Liturgia.

Professor de EMRC. Adora viajar! Caminhante de Santiago de Compostela e Terra Santa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail