Sorrisoterapia

Não há terapia como a do sorriso. Não há terapia como a dos sorrisos. No plural fica melhor porque um sorriso sozinho faz pouco. Ou uma nesga de nada. Não há terapia como a dos sorrisos. Os sorrisos são sempre os avessos do problema. E, se há problema impossível de resolver, é tentar virá-lo do avesso até virar sorrisos. Até nascer sorrisos.
 
Não queria dizer a palavra sorrisos muitas vezes, para não lhe(s) retirar magia. É sobre essa palavra multiplicada (e sempre por multiplicar) que pretendo escrever hoje. É a partir desta (palavra) que aqueles que perderam a alegria tentam fazer-se pazes. Consigo. E com a alegria. Não é nada fácil fazer as pazes com a alegria, quando nos desentendemos com ela. Na verdade, quem se incompatibiliza com a alegria, acaba por amuar também com a esperança. A alegria e a esperança são família. Sempre foram. Quem fica furioso com uma, fica furioso com a outra.
 
Não queria repetir a palavra sorriso muitas mais vezes, para não lhe retirar a curva. O sorriso talvez seja isso mesmo: uma curva que se decide. Se uma curva é decidida pode fazer-se como cada um quiser. Calma… Desde que se respeitem as leis do sorriso! Que são leis tão importantes como outras quaisquer que se vivam e sintam.
 
Vou repetir a palavra sorriso e sorrisos outra vez. As leis do sorriso e dos sorrisos são profundamente simples. E silenciosas. E certas. Porque foram sorridas para quem as quiser sorrir. As leis dos sorrisos são pintarolas. Cada uma tem a sua cor e a sua linha também (e tão bem!) colorida. Cada lei é um circulozinho pequeno, que se ajeita na pontinha de um dedo, de um olho, de uma boca ou de uma alma. Dependendo da parte nossa que queira sorrir.
 

Marta Arrais

Cronista

Nasceu em 1986. Possui mestrado em ensino de Inglês e Espanhol (FCSH-UNL). É professora. Faz diversas atividades de cariz voluntário com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e com os Irmãos de S. João de Deus (em Portugal, Espanha e, mais recentemente, em Moçambique)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail