A arte de perdoar

Quantas vezes já ouvimos a expressão: "Eu perdoo, mas não esqueço"? Eu já lhe perdi a conta e em algumas dessas vezes fui eu mesma que a utilizei. Perdoar as injúrias, as ofensas, as mágoas que outros cravam em nosso coração será, talvez, a obra de misericórdia espiritual mais difícil de concretizar e, no entanto, uma das mais importantes enquanto cristãos.
 
Jesus, ao longo dos vários episódios relatados nos quatro Evangelhos, mostra-nos que uma das condições do seu discipulado é saber perdoar, "setenta vezes sete", como diz a Pedro (Mt 18, 22), sendo "misericordiosos como o nosso Pai é misericordioso" (cf. Lc 6, 36).  Mais do que enunciar as 'regras' para o seu seguimento, Jesus mostra-nos o caminho. Numa coerência ética ímpar, Jesus vai, a cada novo encontro, fazer aquilo que nos exorta a ser. 
 
No seu encontro com a mulher adúltera, por exemplo, ensina-nos que não devemos ser rápidos a julgar e que só deve atirar a primeira pedra aquele que nunca tiver pecado. Neste episódio, o único que o poderia ter feito, por nunca ter pecado, foi também aquele que, não só não a condenou, como soube ir ao encontro do seu sofrimento, perdoando-a. Os restantes homens presentes, nesta passagem do Evangelho segundo São João (Jo 8, 1-11), não atiraram as pedras que traziam porque reconheceram que não estavam isentos de culpa mas, nem por isso, perdoaram aquela mulher. No final deste episódio ficam apenas duas pessoas: Jesus e a mulher. Jesus pergunta-lhe então: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar» (Jo 8, 10-11). É neste encontro pessoal com Deus, no silêncio do nosso coração, que descobrimos a graça do seu perdão e, mergulhados na sua misericórdia, sentimo-nos impelidos a sermos melhores, a sermos mais, a não querermos voltar a pecar. Se é do perdão amoroso de Deus que bebemos a coragem de recomeçar e de seguirmos em frente renovados, porque temos tanta dificuldade em seguir o seu exemplo quando somos nós os ofendidos? 
 
Pergunto-me quantas vezes já rezámos o Pai Nosso, pedindo a Deus que perdoe as nossas ofensas sem estarmos, no entanto, minimamente dispostos a perdoar quem nos tem ofendido? 
 
Hoje, dia do Senhor, dia em que rezamos em uníssono a oração que Jesus nos ensinou, vale a pena pensar se têm sido vãs as nossas obras como o são, tantas vezes, as nossas palavras...

Raquel Dias

Cronista Rezar a vida

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e apaixonada pela escrita. Voluntária na paróquia de São Julião da Barra. Ovelha perdida que reencontrou o caminho. Hoje, de coração cheio e grato, procura transmitir a alegria do Evangelho a todos os que cruzam o seu caminho. \\\"Porque, se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros?\\\" (cf. 8. Evangelii Gaudium) 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail