4º Encontro Scholas: Crónica final

Jornada Mundial da Juventude 2 novembro 2019  •  Tempo de Leitura: 3

«O que seria deste encontro se não tivesse um fim? Talvez não fosse um encontro.» [Papa Francisco] Tudo acabou. Agora é tempo de refletir! Tudo acabou.  Não consigo acreditar que vivi tudo isto, parece que toda esta experiência não passou de um maravilhoso sonho. Foi um maravilhoso sonho que eu vive, que aconteceu e eu estou bem consciente destes dias passados, no México, na quarta edição do Encontro Internacional de Jovens.

 

É tempo de recordar o que vivi, o que vi, o que ouvi, as experiências transformastes, o que senti: as aprendizagens destes dias.

 

O primeiro dia: dia do conhecimento, da escolha e da entrega. O dia do conhecimento: foi neste dia que tivemos a oportunidade de nos conhecer uns aos outros; o dia da escolha: foi neste dia que tivemos que optar por uma das escolas;  e o dia da entrega: se não me entregar ao outro, para que valeria este encontro?

 

O segundo dia: dia de Teotihuacan. Dia dedicado ao pensamento e ao auto-conhecimento. Dia para conhecer uma nova, já velha, realidade. Um local único que nos convida a isso mesmo ao pensamento, à oração, pois em tempos Teotihuacan também fora um local de culto e peregrinação.  Esta cidade é conhecida como "Cidade dos Deuses".

 

O terceiro dia: dia de ser recebido no Palácio Nacional, pelo próprio presidente mexicano e assistir a uma pequena mas bastante importante conferência sobre juventude e cidadania. Foi neste dia que desenvolvemos as práticas e os jogos e brincadeiras que iríamos fazer no dia seguinte com os mais novos.

 

O quarto dia: dia de pôr em prática aquilo que havíamos aprendido nos três dias anteriores. Trabalhar e brincar com aquele pequeno grupo de 10 crianças com idades entre os quatro e os cinco anos do Colégio Israelita da Cidade do México (CIM ORT) é uma experiência que levo comigo e que sempre irei recordar.

 

Recordo as amizades, amizades que vão da Argentina à África do Sul, do Brasil a Israel, da Colômbia à Bulgária. Recordo momentos e conversas. Todos! Sem exceção!

 

Quero agora que as minhas últimas palavras sejam de agradecimento. Agradeço a todas as pessoas por tornarem isto possível, desde a direção do Scholas por ter surgido com esta ideia, ao Papa Francisco que sem ele o Scholas não existia e claro a nós os jovens, os protagonistas deste encontro, a todos obrigado por esta fantástica semana.

 

OBRIGADO

#4EncuentroScholasORT  #ScholasMexico  #4EncuentroScholasORT #scholasort19 #ScholasPortugal

Jovens de 26 cidades do mundo participarão entre  28 e 31 de outubro na quarta edição do Encontro Mundial de Josvens organizado por Scholas y World ORT, que tereá lugar na Ciudad de México.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail