Patriarca à chegada a Lisboa: protagonismo das JMJ será dos jovens

Jornada Mundial da Juventude 30 janeiro 2019  •  Tempo de Leitura: 1

Foi com um pano de fundo permanente de gritos de júbilo, aclamações e cânticos que uma centena de jovens acolheu o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, à sua chegada ao aeroporto de Lisboa, depois de ter participado nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), no Panamá, onde foi anunciado que as próximas JMJ se realizarão em Lisboa, em 2022.

 

“Há um ponto muito importante: o protagonismo é deles”, disse o patriarca, em declarações a um grupo de jornalistas, referindo-se aos jovens. “Não vai ser uma jornada organizada pelos bispos, para os jovens, vai ser dos jovens e para os jovens”, apoiada pelos bispos, acrescentou. E, quando já se despedia dos jornalistas, voltou a sublinhar: “O protagonismo é deles.”

 

Para o cardeal, o factor da lusofonia pesou na decisão. O facto de já ter havido duas JMJ na Península Ibérica – Santiago de Compostela, em 1989, e Madrid, em 2011 – não facilitava a candidatura portuguesa, admitiu. “Mas o facto de Lisboa ter uma ligação à lusofonia, e de ser habitada por dezenas de milhar de populações lusófonas, oriundas sobretudo de África, pesou de certeza na decisão”, acrescentou.

 

Continuar a ler

 

[Foto: Ricardo Perna/Família Cristã]

7MARGENS é um jornal digital orientado por critérios jornalísticos profissionais e independente de qualquer instituição, religiosa ou outra. Divulga informação sobre o fenómeno religioso, no sentido mais amplo do termo, não se confinando à atualidade das diversas confissões e crenças estabelecidas.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail