Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa serão em Portugal em 2022

Jornada Mundial da Juventude 02 dezembro 2018  •  Tempo de Leitura: 2 min

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2022, presididas pelo papa, vão realizar-se em Portugal. A notícia foi avançada este sábado pela Lusa, que citava o site Religionline, depois de o PÚBLICO ter noticiado que Marcelo Rebelo de Sousa iria às Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá, em Janeiro, na esperança que a candidatura portuguesa apresentada em 2017 seja bem sucedida. Vai sê-lo. O anúncio oficial será feito nessa altura. Fontes eclesiásticas confirmam ao PÚBLICO que a confirmação é aguardada. 

 

O local já está escolhido (numa das zonas limítrofes da cidade de Lisboa) bem como a delegação do Patriarcado de Lisboa que já está a trabalhar nos preparativos do evento, em estreita articulação com a Câmara de Lisboa.

 

Os outros candidatos eram a República Checa e a Suécia, sendo que as jornadas mundiais alternam entre a Europa e o Resto do Mundo.

 

Religionline afirma que o anúncio oficial será feito no Panamá, nas próximas JMJ, que decorrem de 23 a 27 de Janeiro, e nas quais estará presente o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e outros bispos portugueses, para receberem a passagem de testemunho do papa e do bispo da Cidade do Panamá.

 

"Nessa ocasião, o patriarca de Lisboa, acompanhado de uma delegação de jovens portugueses e de Lisboa, receberá a cruz das jornadas -- o mais importante símbolo das JMJ, que os jovens do país de acolhimento transportarão e que servirá de centro para diferentes iniciativas, ao longo do tempo de preparação", lê-se no site de informação religiosa católica.

 

O cardeal-patriarca de Lisboa oficializou o pedido para receber a JMJ no final de 2017 e desde 2012 que em várias reuniões do Conselho Pontifício para os Leigos (CPL), do Vaticano, a hipótese de Portugal tem estado a ser pensada, segundo o 'site'.

 

As anteriores edições da JMJ realizaram-se em Colónia, na Alemanha, em 2005, Sidney, na Austrália, em 2008, em Madrid, em 2011, com o papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, em 2013, e em Cracóvia, na Polónia, em 2016, com o actual pontífice.

 

Público]

tags: JMJ

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail