11 das citações mais inspiradoras de São João Paulo II

Santoral 22 outubro 2017  •  Tempo de Leitura: 6

Chamado por algumas pessoas de São João Paulo, o grande, João Paulo II realizou um papado colossal com 26 anos. A partir de 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005. Durante esse tempo, publicou 14 encíclicas, começou a Jornada Mundial da Juventude, levou a Igreja através de um jubileu especial para o ano de 2000, visitou 129 países, canonizou 483 santos, instituiu o domingo da Divina Misericórdia, acrescentou os Mistérios luminosos ao rosário, e muito mais.


 
Ainda mais importante, levou a Palavra de Deus até os confins da terra, com força pregou o Evangelho da Vida, inspirou milhares de jovens a entrarem para o sacerdócio, e inspirou uma nova geração de jovens.

 
E aqui estão algumas das suas melhores citações.
 
Aprecie!
 

1) “A mensagem libertadora do Evangelho da Vida foi colocada em suas mãos… como o grande apóstolo Paulo, você também deve sentir a urgência completa da tarefa. […] Não é o momento para se envergonhar do Evangelho. É o momento de o anunciar aos quatro ventos!”

Homilia na Jornada Mundial da Juventude, Denver, 15 de agosto de 1993
 

2) “plenamente conscientes de que nos encontramos perante um combate gigantesco e dramático entre o mal e o bem, a morte e a vida, a « cultura da morte » e a « cultura da vida ». Encontramo-nos não só « diante », mas necessariamente « no meio » de tal conflito: todos estamos implicados e tomamos parte nele, com a responsabilidade iniludível de decidir incondicionalmente a favor da vida”.

Evangelium Vitae, 28
 

3) “Na realidade, é Jesus quem buscais quando sonhais a felicidade; é Ele quem vos espera, quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar. É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal, a recusa de vos deixardes submergir pela mediocridade, a coragem de vos empenhardes, com humildade e perseverança, no aperfeiçoamento de vós próprios e da sociedade, tornando-a mais humana e fraterna”

Discurso na Jornada Mundial da Juventude, em Roma , 19 de agosto de 2000
 

4) “Não tenha medo. Abri as portas a Cristo! “

Homilia na Missa para sua tomada de posse como papa, 22 de outubro de 1978, 5


 
5) “A sociedade será julgada com base na forma como trata os seus membros mais fracos; e entre os mais vulneráveis estão certamente os nascituros e os moribundos. “

Discurso ao novo embaixador da Nova Zelândia junto à Santa Sé, 25 de maio de 2000
 

6) “Não há mal a ser enfrentado que Cristo não enfrente com a gente. Não há inimigo que Cristo não tenha já conquistado. Não há cruz para carregar que Cristo já não tenha suportado por nós, e não suportar agora com a gente.


“E do outro lado de cada cruz encontramos a novidade de vida no Espírito Santo, essa nova vida que chegará à sua plenitude na ressurreição. Esta é a nossa fé. Este é o nosso testemunho diante do mundo “.

Homilia em Baltimore, MD, 08 de outubro de 1995
 

7) “Nós não fingimos que a vida é toda beleza. Estamos cientes da escuridão e do pecado, da pobreza e da dor. Mas sabemos que Jesus venceu o pecado e passou através de sua própria dor para a glória da Ressurreição. E nós vivemos à luz do seu mistério pascal – o mistério da sua morte e ressurreição. Nós somos o povo da Páscoa e Aleluia é a nossa música! “

Angelus em Adelaide, Austrália, 30 de novembro de 1986
 

8) “Como a família vai, assim vai a nação, e assim vai o mundo inteiro em que vivemos.”

Homilia em Perth, Austrália, 30 de novembro de 1986
 

9) “A fé e a razão são como duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade; Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade, em uma palavra, conhecer a si mesmo “.

Fides et Ratio, 1
 

10) “Lembre-se que você nunca está sozinho, Cristo está com você em sua viagem, a cada dia de suas vidas! Ele o chamou e escolheu para viver na liberdade dos filhos de Deus. Vire-se para ele em oração e no amor, peça-lhe para conceder-lhe a coragem e a força para viver nesta liberdade sempre. Caminhar com ele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida”!

Discurso na vigília batismal na JMJ, Paris, França, 23 de agosto de 1997
 

11) “Somente em Cristo encontramos o verdadeiro amor e a plenitude da vida. E assim eu vou convidá-lo hoje para olhar para Cristo.


Quando você quiser saber sobre o mistério de si mesmo, olhe para Cristo que lhe dá o sentido da vida. Quando você quiser saber o que significa ser uma pessoa madura, olhe para Cristo que é a plenitude da humanidade. E quando você quiser saber sobre o seu papel no futuro do mundo [e dos Estados Unidos], olhe para Cristo. Somente em Cristo você vai cumprir o seu potencial como um cidadão americano e como um cidadão da comunidade mundial”.

Endereçado aos estudantes do ensino médio, Madison Square Garden, em Nova York, NY, 03 de outubro de 1979 

 

 
 
 
Churchpop]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail