Santo do dia: São Mateus

Santoral 21 setembro 2017  •  Tempo de Leitura: 1

A Igreja recorda neste dia 21 de setembro a figura de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, que viveu em Cafarnaum, junto ao lago da Galileia. Foi escolhido por Jesus para ser um dos Doze que o acompanharam durante sua vida pública.

 

Foi Judeu. Exercia as funções de cobrador de direitos de portagem, ao serviço de Herodes Antipas. Um dia, Jesus saía de Cafarnaum em direcção ao Lago, olhou para ele com atenção e disse-lhe: "Mateus, segue-me". E Mateus seguiu-o e foi generoso ao seguir o chamamento e agradecido ao mesmo tempo. Acompanhou sempre o Salvador. Foi testemunha da Ressurreição, assistiu à Ascensão e recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes.

 

São Mateus é considerado patrono dos banqueiros e é representado por um livro. São Jerónimo fixou a figura de um homem alado como símbolo do seu Evangelho.

 

A 21 de setembro, no ano de 1953, Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, tinha 17 anos de idade e experimentou, depois da confissão, o chamamenyo à vida religiosa na Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola. Seu escudo pontifício, inclusive, leva o lema “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” como se descreve o encontro de Jesus com o Apóstolo Mateus.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail