WEB: HORA DO PLANETA

Pastoral da Comunicação 29 março 2019  •  Tempo de Leitura: 3

Apagar as luzes é um gesto simbólico que pretende levar as pessoas a refletir o que podem fazer todos os dias em prole do nosso planeta. A Hora do Planeta, evento histórico da WWF (World Wide Fund for Nature), “é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta”. Estamos “a atravessar uma época em que se vivem os anos mais quentes da história, com fenómenos meteorológicos extremos cada vez mais frequentes e migrações populacionais devido aos efeitos das alterações climáticas, que conduzem à perda de biodiversidade. Porque está tudo ligado, porque são duas faces da mesma moeda, a Hora do Planeta quer ligar milhões de pessoas em todo o mundo para que atuem contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade”.

 

Dado que esta iniciativa é para ser vivida no próximo dia 30 de março, esta semana a minha sugestão passa por uma visita ao sítio criado para o efeito. Ao digitarmos o endereço www.horadoplaneta.pt encontramos um espaço graficamente bem produzido, onde existe um forte apelo à participação e envolvência na referida ação.

 

Logo na página inicial encontramos um contador que vai mostrando o tempo que falta para que as luzes se desliguem em todo o planeta entre as 20:30 e as 21:30. É ainda possível vermos um vídeo ilustrativo do que se pretende com esta ação bem como descobrirmos as razões porque o devemos fazer.

 

Se pretendermos saber o que é este “maior movimento global contra as alterações climáticas” basta clicar em “o que é a hora do planeta”. Aí descobrimos que esta iniciativa nasceu em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas. E que agora, 10 anos depois, a Hora do Planeta tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3.5 mil milhões de pessoas em 188 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes. Onde os principais monumentos internacionais e nacionais apagam as luzes por uma hora no último sábado do mês de março.

 

Em “junta-te à ação” é possível registares-te, num formulário próprio para o efeito, como cidadão, empresa, organização ou município e assim dar mais corpo a este acontecimento global.

 

Por último em “como respeitar o planeta”, podemos descobrir através de quatro distintos cenários (casa, cidade, campo, trabalho) com conteúdos interativos, alguns dos truques que ajudam a economizar recursos e assim melhorar a nossa casa comum, a Terra!

 

Em 2019, a Hora do Planeta pede uma vez mais a união de todos, cidadãos, municípios, empresas e organizações, para apagarem a luz. Então não te esqueças, dia 30 de março entre 20:30 e as 21:30, apaga a luz e liga-te ao planeta. Tens muitas razões para o fazer!

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail